Quão difícil é abrir um barril baixando um tap handle? Com o fim de envolver os consumidores na atmosfera da marca, a Spaten promoveu uma ativação que desafiou o público a demonstrar toda sua força. Com uma cenografia impactante, a marca mostra a conexão através do tempo, pois só uma cerveja verdadeiramente forte consegue atravessar quase sete séculos mantendo a tradição cervejeira.
A ativação, realizada no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, ficou disponível no último final de semana e dialoga com a realização da Oktoberfest. Em Curitiba, a festa aconteceu entre 18 a 20 de outubro, no Parque Barigui, enquanto a Oktoberfest Blumenau, que tem a Spaten como patrocinadora, segue até 27 de outubro em Santa Catarina. A agência Guru, que assina pelo Camarote Spaten na Oktoberfest, também entregou a ação na capital paranaense.
“Em apenas um fim de semana, recebemos mais de 6 mil pessoas na nossa exposição, que consideramos um sucesso. Curitiba é uma das capitais mais próximas de Blumenau e acreditamos que muita gente irá à Oktoberfest ou tem vontade de participar da festa”, conta Laura Esteves, diretora de marketing regional da Ambev.
Cenografia
Com o fim de imergir o público na história da marca, o espaço contou com uma linha do tempo. Dois ícones foram essenciais para o storytelling: a caneca, essencial nas ocasiões de brinde, e o barril de carvalho, que além de armazenar, também permitiu a comercialização de cerveja ao redor do globo.
A linha do tempo da Spaten destaca marcos históricos importantes, como sua fundação em 1397 em Munique, o início da Oktoberfest em 1810, e a criação do estilo Munich Helles em 1894. Ademais, a exposição inclui a Oktoberfest de Blumenau, com réplicas das canecas oficiais de 1984 e 2022. Outros destaque é a entrada da Spaten no território das lutas, em 2024.
Desafio e brindes
Participantes acima de 18 anos puderam tentar abrir o barril baixando o tap handle, manopla da torneira. Todavia, a torneira liberava o líquido apenas para alguns sortudos, que receberam brindes exclusivos.
Aqueles que não conseguirem completar o desafio, levaram para casa itens como canecas e tirantes. Enquanto os vencedores ganharam o icônico áudio “It’s Spaten Time”, diretamente da plataforma de lutas UFC. Além disso, garantiram um kit personalizado da marca, contendo caneca, camiseta e acessórios, juntamente com um par de ingressos para a Oktoberfest de Curitiba.
Ao final, foram distribuídos 1200 brindes, entre Canecas Spaten, tirantes e convite Vip para Oktoberfest de Curitiba.