As ruas do Rio de Janeiro recebem o primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, uma imersão nos 40 anos de história do Rock in Rio. A TIM desenvolveu o projeto em parceria com a Eletromídia e contou com a implementação da Context, do Grupo Dreamers.
A iniciativa celebra não apenas o legado do Rock in Rio, mas também a cidade que o acolhe. Assim, transporta os visitantes a um universo mágico de “cidade aumentada”. São 40 histórias em pontos digitais espalhados pelo Rio de Janeiro, com cinco formatos de conteúdos imersivos. Objetos em 3D de proporções gigantescas, filtros encantadores, áudios exclusivos e cenários virtuais, por exemplo.
Ana Deccache, Diretora de Marketing da Rock World, enfatiza o olhar atento da marca para as novas tecnologias. “O lançamento do Rock in History é um momento empolgante para nós, pois estamos elevando a experiência do fã do Rock in Rio para um novo patamar. O público vai ter uma oportunidade única de viajar pelo tempo e viver a fundo a história do maior festival de música do mundo”.
O projeto reforça o pioneirismo do Rock in Rio em inovação e tecnologia. Da mesma forma, a marca tem abraçado estas áreas, desde a Cidade do Rock no metaverso do Fortnite até as pulseiras NFT no Rock in Rio.
A TIM, operadora líder no 5G do Brasil, é a aliada dessa ação e trará experiências diferenciadas, principalmente para os clientes. “Estamos orgulhosos de, nesse segundo ano de patrocínio ao Rock in Rio, permitir a celebração da história do festival por meio do que a tecnologia pode entregar”, comenta Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM.
Onde encontrar a experiência
No Rock in History, as experiências da TIM contam com as imagens virtuais das hashtags instagramáveis #Acreditar, #Sonhar, #Juntos, #Paz, da edição de 2022. Os cinco primeiros pontos já estão disponíveis.
No Porto Maravilha, na Barra e em Copacabana, o público vai visualizar uma foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock de 1985. Em seguida, no Aterro do Flamengo, estará a representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival. Na praia de Copacabana, fogos de artifício preenchem o céu ao som da música-tema do festival, “Deixa o coração falar”. Por fim, na Lagoa Rodrigo de Freitas, terá uma interação com holofotes digitais que representam o título do Rock in Rio de primeiro festival a iluminar a plateia.
Como funciona
Totalmente gratuito, o Rock in History será dividido em três etapas, que deverão ser concluídas até o festival. A primeira, chamada azul, começou na última semana. Esta fase vai liberar os cinco primeiros pontos interativos da ação, marcando o início da jornada do público pela galeria interativa a céu aberto. Os 180 primeiros usuários que concluírem todas as 40 experiências vão ganhar pares de ingresso para o festival.
Para participar, as pessoas terão que apontar a câmera do celular para os QR Codes das instalações da Eletromidia que estarão nos 40 pontos da ação. Logo em seguida, abrirá uma página que mostrará para qual ano o usuário será transportado e, a partir daí, contará a relação e a história por trás do Rock in Rio com aquele lugar.
Ao fim da exibição do conteúdo, surge na tela um badge, em formato de uma palheta de guitarra virtual. O badge é referente ao local que o fã está e que aparece diretamente na carteira virtual do aplicativo oficial do Rock in Rio. Ao juntar os distintivos, que recebem numerações diferentes, o público vai desbloqueando as fases e recebendo as recompensas. Ainda no aplicativo oficial, a aba “Expo 40” traz um mapa virtual que destaca os 40 pontos que estarão os QR Codes.
Vantagem clientes TIM
O fã que conseguir armazenar os badges de todas as experiências poderá retirar uma paleta física correspondente àquela etapa nas lojas TIM participantes da ação. Os clientes da operadora terão um badge “coringa” em cada fase, permitindo que completem o ciclo de forma mais rápida. Além disso, as unidades da TIM por todo o Brasil também recebem uma ativação especial em realidade aumentada.