Experiências memoráveis

Times de futebol mais valiosos do Brasil investem em ativação da marca

A busca por novas formas de engajar a torcida e atrair patrocinadores tem impulsionado a criação de ações cada vez mais inovadoras e personalizadas

Os times de futebol mais valiosos do Brasil estão intensificando seus esforços para fortalecer suas marcas e aumentar sua relevância no mercado. A busca por novas formas de engajar a torcida e atrair patrocinadores tem impulsionado a criação de ações cada vez mais inovadoras e personalizadas.

Confira alguns exemplos de ativações de marca realizadas por alguns do times de futebol mais valiosos do Brasil:

Parcerias criativas e ações sociais

A parceria entre o Flamengo e o Mercado Livre na final do Campeonato Carioca é um exemplo de como as marcas podem criar ativações memoráveis e que geram grande repercussão nas redes sociais. A transformação de placas de publicidade em gandulas foi uma ação ousada e que chamou a atenção do público.

O Palmeiras e a Mars Petcare também demonstram o potencial das parcerias entre clubes e marcas para promover causas sociais importantes. A ação contra o abandono e maus tratos de animais mostra que o futebol pode ser uma plataforma poderosa para conscientizar a sociedade sobre temas relevantes.

Experiências exclusivas para os torcedores

A New Balance e a ABC da Construção são outros exemplos de marcas que fizeram parcerias com clubes para investir em experiências exclusivas para os torcedores.

A New Balance, em comemoração ao Grey Day, um dia global dedicado à celebração da cor cinza e seu legado na história da marca, se uniu ao São Paulo Futebol Clube para uma ativação especial durante a partida contra o Águia de Marabá pela terceira fase da Copa do Brasil, que terminou com vitória do clube tricolor por 2 a 0.

A ação da New Balance durante o Grey Days no jogo do São Paulo FC e o São Paulo FC Day promovido pela ABC da Construção são iniciativas que aproximam as marcas dos torcedores e criam um senso de comunidade.

Já a Betano, aproveitou o clima agradável em Belo Horizonte no dia 25 de fevereiro de 2024, para proporcionar uma experiência memorável a um grupo seleto de fãs do Atlético Mineiro. Como principal patrocinadora do clube, a marca realizou o primeiro Betano Day na Arena MRV, oferecendo uma dose de diversão no campo do estádio junto com jogadores profissionais e o influenciador Dan Lessa.

Clubes de futebol mais valiosos do Brasil

Flamengo e Palmeiras foram os protagonistas dos títulos mais importantes do continente nos últimos anos, e essa disputa também acontece fora das quatro linhas.

De acordo com o ranking nacional do relatório global Brand Finance 50 2024, que avalia os times de futebol mais valiosos, o Flamengo é o líder, com o Palmeiras na segunda colocação.

De acordo com o ranking nacional do relatório global Brand Finance 50 2024, que avalia os times de futebol mais valiosos, o Flamengo é o líder, com o Palmeiras na segunda colocação.

O Flamengo permaneceu no topo do ranking dos times de futebol mais valiosos pelo terceiro ano seguido, mesmo com uma queda de 2%, com um valor de marca de US$ 99,9 milhões. O índice de força da marca do clube também caiu, de 77,8 para 74,9, mas ainda é o mais forte entre as marcas do futebol nacional.

Conforme o relatório, essa resiliência de dá graças à garantia de um contrato com a empresa de apostas Pixbet, um dos maiores acordos de patrocínio da história do futebol no Brasil. Porém, o time não conseguiu permanecer entre as 50 marcas de futebol mais valiosas do planeta em 2024. Em 2023, o Flamengo foi o único clube não europeu no ranking global.

O Palmeiras manteve a segunda posição, com um crescimento de 9% no valor da marca, chegando a US$ 85,1 milhões. O índice de força da marca do clube caiu de 72,8 para 70,4.

Enquanto isso, o São Paulo foi o que obteve o maior avanço no ranking: com um aumento de 55%, alcançou US$ 55,7 milhões, subindo da quinta para a terceira posição. O índice de força do tricolor foi de 66,2.

O ranking dos times de futebol mais valisos do Brasil é completado por Corinthians, com valor de US$ 49,1 milhões, em quarto; Grêmio, com US$ 34,5 milhões, em quinto; Atlético Mineiro, com US$ 34 milhões, em sexto; Internacional, com US$ 31,5 milhões, em sétimo; Fluminense, US$ 30,5 milhões, em oitavo; Red Bull Bragantino, com um valor de marca de US$ 21 milhões em nono; e Athletico Paranaense, com US$ 21 milhões, em décimo.

O Santos, que estava em oitavo lugar na edição do ano passado e foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, deixou a lista.

O que esperar do futuro?

Levando em consideração o aumento no valor de marca dos times de futebol mais valiosos do Brasil nos anos recentes, a tendência é que os clubes de futebol continuem investindo em ações de ativação de marca cada vez mais ousadas e personalizadas.

Fizemos História’ - Esse é o conceito da nova campanha da Betano em homenagem ao Fluminense, que celebra as conquistas e a parceria no período mais vitorioso do Tricolor. Apresentada nesta terça-feira (2/4), a comunicação celebra a trajetória do clube entre 2021 a 2024, período em que a marca estampou a camisa do time como patrocinadora master.

A utilização de tecnologias como realidade virtual e aumentada e Inteligência Artificial, como na ação da Betano em homenagem ao Fluminense que usou I.A. e uma música cantada por Cartola, além da criação de experiências imersivas, são algumas das possibilidades que podem transformar a forma como os torcedores interagem com seus clubes.

Futebol como plataforma de negócios

A crescente importância da ativação de marca para os times de futebol mais valiosos demonstra como o esporte se tornou uma plataforma de negócios cada vez mais relevante. A capacidade de gerar engajamento e criar experiências únicas para os torcedores é fundamental para atrair novos patrocinadores e aumentar a receita dos clubes.

Fotos: Divulgação