A Ypê encontrou inspiração na neurociência para sua participação na passarela da São Paulo Fashion Week (SPFW). O público da SPFW é estimado em cerca de 45 mil pessoas, somando as duas edições do ano, e gera entre oito e 12 mil empregos diretos e indiretos em cada uma delas, além dos investimentos na cadeia produtiva, que chegam a aproximadamente R$ 25 milhões.
No dia 12 de abril, a Ypê apresentará ativações explorando a sinestesia durante o desfile da marca Martins com a “Coleção Sinestésica Ypê”, que introduz o conceito de “Perfume que se sente e vê”.
Este projeto é liderado pelo renomado estilista Tom Martins e pela artista Anaisa Franco, mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra.
Para criar as estampas, Anaisa utilizou um sensor na cabeça de Tom para captar os sinais elétricos gerados conforme o estilista sentia as fragrâncias Encanto, Inspiração, Liberdade e Blue Garden, pertencentes à linha de Amaciantes Concentrados Ypê, que contam com a tecnologia de perfumação prolongada por até 90 dias.
“A busca por inovação vai além dos nossos produtos. Com a renovação do patrocínio da SPFW, nós fomos atrás de tecnologias que possibilitassem a união das nossas fragrâncias, feitas em parceria com a IFF (International Flavors & Fragrances), uma das maiores casas de fragrância do mundo; com a moda, a fim de potencializar este importante setor. Afinal, quem não quer cuidar das peças de roupa com carinho e ainda poder ter um amaciante cuja tecnologia faz o perfume durar por até 90 dias? Estamos muito felizes por termos a Anaisa Franco e, novamente, o Tom Martins como parceiros”, destaca Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê.
Olfato e Inteligência Artificial
O conceito juntou as mentes de Martins e Anaisa na elaboração das estampas, onde o estilista foi exposto a estímulos olfativos das fragrâncias, e suas atividades cerebrais foram registradas por um sensor.
Por meio de um software de Inteligência Artificial, esses sinais foram traduzidos em mais de 200 imagens capturadas, das quais Tom selecionou 4 para desenvolver 10 visuais de sua coleção.
“É uma honra estar ao lado de uma marca que apoia a moda e amplifica nosso trabalho para o Brasil todo. É uma forma de democratizar a moda. Nós tínhamos uma missão de superar o projeto anterior, que deu muito certo. Então, tinha uma certa pressão, mas que foi embora quando entendi que esse sentimento poderia ser uma fonte de inspiração. O desafio de não cair no monótono me animou, especialmente com essa ideia que a Ypê teve de trazer a Inteligência Artificial, e já tive a ideia de agregar tecidos mais tecnológicos”, pontua Tom Martins, que explora a inovação nos tecidos para além do óbvio.
No desfile, que será cheio de surpresas sensoriais, as formas derivadas dos diferentes estímulos sensoriais estarão presentes nas silhuetas das peças, de forma abrangente e com detalhes funcionais, em linha com as referências ao estilo urbano da marca Martins.
“Escolher as estampas foi tranquilo, pois já tinha as modelagens longilíneas em mente, mas sempre com o meu DNA urbano dos elementos práticos, como os bolsos cargo e o capuz. Apostamos também no dourado nos detalhes e em dois looks, fazendo referência à tecnologia Power Caps dos amaciantes concentrados Ypê”, aponta Tom, citando as cápsulas de perfume que aderem aos tecidos no momento da lavagem, o que garante roupas macias e cheirosas na gaveta por até 90 dias.
De acordo com Anaisa Franco, a experiência de trazer sua arte para o ramo da moda nunca havia passado por sua mente.
“Criar uma estampa com design neuronal com o Tom está sendo maravilhoso. O meu trabalho tem tudo a ver com esse projeto da Ypê, que une sinestesia na experimentação tecnológica, e, quando me fizeram o convite, eu já tinha algumas ideias em mente. A empresa é muito aberta à inovação e essa ação de ampliar a visibilidade do produto deles, proporcionando novas experiências sensoriais para os clientes é muito bacana. Isso também ajuda a desmistificar a neurociência e o design neuronal, trazendo esses campos para mais perto das pessoas”, declara Anaisa, que viajou de Barcelona, na Espanha, para o Brasil exclusivamente para essa ativação.
A Ypê renovou o patrocínio para a mais importante semana de moda brasileira, desta vez, em duas edições, N57 e N58.