“Você é o que você come”, diz um famoso ditado brasileiro. Então, o que comem os campeões olímpicos e paralímpicos? Para ajudar 17 atletas e paratletas do Time Nissan a saber como se alimentar adequadamente, a Nissan promoveu seu sexto workshop.
O evento contou com a oficina de culinária proposta pela renomada chef Roberta Sudbrack, que assinou o menu da delegação brasileira nos Jogos de Londres 2012, e que vai assinar o cardápio da delegação nos Jogos Rio 2016, e com palestras da nutricionista Cristiane Perroni e da psicóloga Sâmia Hallage.
Roberta, que foi atleta de handebol antes de se tornar uma das mais importantes chefs do mundo, explicou aos atletas a importância de comer pratos tipicamente brasileiros antes das competições. “O atleta se sente em casa quando come um prato de arroz com feijão. Faz lembrar da infância, da comida da mãe, da avó… e eu diria que dá até mais confiança na hora de competir.”, disse.
Sudbrack também instigou o senso de competitividade dos integrantes do Time Nissan e propôs que se dividissem em três grupos (um capitaneado pela mentora Hortência Marcari e outro pelo mentor Clodoaldo Silva).
Nomes como a maratonista aquática Ana Marcela Cunha, o ciclista BMX Renato Rezende, o esgrimista paralímpico Jovane Guissone e Caio Ribeiro, da canoagem paralímpica e mais novo membro do time, eram os mais empolgados. Na brincadeira, o time do supercampeão paralímpico Jovane levou a melhor.
Cristiane Perroni, nutricionista e consultora da TV Globo, mostrou aos atletas a importância da ingestão de determinadas substâncias, os perigos e mitos de se consumir outras consideradas milagrosas e também tirou dúvidas dos integrantes do Time Nissan.
Já Sâmia Hallage, especializada em psicologia esportiva, conversou com o Time Nissan e deu dicas de preparação psicológica antes, durante e depois das competições esportivas.
Nutrição e Alimentação Saudável fazem parte da proposta do programa do Time Nissan, que busca ser mais do que um apoio ao treinamento esportivo. A realização de workshops periódicos visa, por exemplo, contribuir para tornar prático o trabalho de orientação de carreira dos atletas.
Os temas já abordados foram criatividade, gestão de imagem – com o medalhista olímpico e judoca Flavio Canto –, media training, gestão das finanças pessoais, coordenado pelo economista Gustavo Cerbasi, autor de best-sellers sobre o assunto, e direção defensiva, coordenado pelo piloto e instrutor Cacá Clauset.
Para facilitar a mobilidade dos atletas no dia a dia de treinos, competições e também nos momentos de descanso e lazer, todos os integrantes do Time Nissan contam com carros da marca de origem japonesa.