A Audi vai estar na Fórmula 1 a partir de 2026. A marca de luxo vai competir com uma unidade de potência desenvolvida exclusivamente para a principal competição do automobilismo.
O projeto terá como base as instalações da Audi Sport em Neuburg, próximo a Ingolstadt. Trata-se da primeira vez em mais de 10 anos que uma unidade de potência da Fórmula 1 será fabricada na Alemanha.
A Audi divulgou sua participação durante uma coletiva de imprensa no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. No evento, Markus Duesmann, Presidente da AUDI AG, e Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico, responderam a perguntas ao lado de Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1, e Mohammed ben Sulayem, Presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
“O-automobilismo é parte integrante do DNA da Audi”, disse Markus Duesmann.
“A Fórmula 1 é um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam objetivos claros de sustentabilidade”, completou.
A grande mudança que é se envolver na competição máxima do automobilismo faz parte da estratégia de sustentabilidade e eficiência da marca. As novas regras técnicas, que vão ser postas em prática a partir de 2026, têm como foco uma maior eletrificação e combustível sustentável.
Além do limite de custos disponível para as equipes, um limite de custos para os fabricantes de unidades de potência começará a ser usado em 2023. Além disso, a Fórmula 1 definiu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030.
“Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a competição está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG permitirá diversas sinergias”, afirmou Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi.
Em 2026, as unidades de potência deverão ser compostas por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor à combustão, o que traz uma mudança considerável em comparação aos atuais sistemas da Fórmula 1.
O motor elétrico terá quase a mesma potência que o motor a combustão, que possui cerca de 400 kW. Os motores turbo de 1,6 litro altamente eficientes funcionam com combustível sustentável avançado, o que também um pré-requisito para a chegada da Audi na competição.
A unidade de potência será fabricada no centro de competência de última geração da Audi Sport Motorsport em Neuburg, relativamente próximo da sede da empresa AUDI AG em Ingolstadt.
“Para o desenvolvimento e fabricação do trem de força da Fórmula 1, vamos nos basear na valiosa experiência de nossos funcionários do automobilismo, continuar investindo em nosso centro de automobilismo e também recrutar profissionais altamente especializados”, declarou Julius Seebach, diretor administrativo da Audi Sport, responsável pela organização da entrada na Fórmula 1 como parte do realinhamento do automobilismo da Audi.
Em Neuburg já foram construídas bancadas de teste de motores de F1, além de testes de motores elétricos e baterias. Os preparativos extras exigidos estão sendo realizados em questão de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica, com tudo o que é necessário para estar preparado até o fim do ano. Uma empresa separada foi fundada há pouco tempo para o projeto da unidade de potência como uma subsidiária integral da Audi Sport.
Adam Baker será o responsável pela gestão da empresa.
A Audi Sport reuniu seus pontos fortes para o projeto de Fórmula 1 e, desse modo, está descontinuando seu projeto LMDh. A divisão de automobilismo tinha suspendido recentemente o desenvolvimento do carro esportivo para corridas de resistência. Além das corridas de clientes, a Audi Sport vai continuar com seu projeto de inovação com o RS-Q e-tron no Rally Dakar. Em 2023, o objetivo da Audi é a vitória geral no deserto.
Desde o Campeonato Mundial de Rally, até o Campeonato Mundial de Carros Esportivos, automobilismo americano, DTM, Le Mans ou Fórmula E, a Audi Sport estabeleceu padrões em várias categorias com muitos títulos. “A Fórmula 1 é o próximo grande marco na história do automobilismo da Audi”, conclui Julius Seebach.