Experiência de Marca

Audi inaugura House of Progress na Alemanha

Localizada no complexo Autostadt, na cidade de Wolfsburg, exposição apresenta conceitos de digitalização, design, desempenho e sustentabilidade aos visitantes.


A Audi AG promoveu uma completa reformulação em seu pavilhão no complexo Autostadt na cidade de Wolfsburg, na Alemanha, transformando-o no local de exposição permanente da House of Progress

O espaço apresenta ao público os quatro pilares de marca das quatro argolas, que são digitalização, design, performance e sustentabilidade, com o objetivo de conectá-lo e aproximá-lo dos produto e valores da empresa. Dessa maneira, o local não representa um ponto de venda, mas sim um espaço que explora o espírito da Audi através de conteúdo e produtos.

Ao contrário da House of Progress localizada no pavilhão Autostadt, todas as outras exposições são temporárias. A Audi está inaugurando esses locais em pontos urbanos com o intuito de impactar seus clientes. 

Em 2021, o Brasil recebeu a House of Progress, criando um hub de conteúdo que recebeu mais de mil convidados no decorrer das atividades que incluíram coletivas de imprensa, gastronomia, lançamentos, entrevistas, ativações, entre outras ações. 

Novas Casas do Progresso foram abertas em Viena, Seul e Milão, entre outros locais no ano seguinte. Além da instalação permanente em Wolfsburg em 2023, uma House of Progress também será aberta em Riyadh, a capital da Arábia Saudita. A fabricante também está planejando locais extras.

O caminho para a House of Progress Wolfsburg

Modificações no Pavilhão da Audi em Autostadt tiveram como resultado uma remodelação completa do interior do edifício existente. Além de renovar sua tecnologia interna, o foco principal foi o conceito de exposição. O novo ambiente conta com espaços para novas exposições, produtos que representam o presente e futuro da marca e posicionados ao redor da área central com vários conteúdos envolvidos pela escada central do edifício.

A nova House of Progress mostra que as aspirações sustentáveis da Audi não se aplicam apenas aos produtos, fabricação, e a cadeia de suprimento, mas também aos seus pontos de contato com clientes e fãs. 

A House of Progress tem o foco de estar completamente em linha com a meta de sustentabilidade. As únicas coisas que vão passar por modificações são o conteúdo digital e as exposições, como carros e móveis. 

Com isso, novos tópicos e produtos podem ser integrados em cada exposição na House of Progress permanente de modo fácil e rápido. Isso vai transformar a promessa da empresa “o futuro é uma atitude” em um conceito mutável com ênfase em tornar a marca Audi cada vez mais próxima dos visitantes e clientes da marca.

Destaques da exposição

Bem na área de entrada da House of Progress, a Table of Visions traz um panorama das visões de futuro da empresa. O primeiro nível recebe exposições sobre digitalização e design. Ao lado do conceito A6 e-tron e o plug-in A8 60 TFSIe híbrido, há exposições que dão vida a ambos os assuntos em um grande painel posicionado no interior da casa. 

O local ainda inclui exemplos do campo digital como iluminações OLED interativas que exibem várias animações e revelam as possibilidades da tecnologia. Além disso, materiais como a substância reciclada Econyl, um modelo em argila do Audi e-tron GT quattro, e impressões em 3D além da paleta de cores atuais dos produtos também são apresentados. Visitantes podem levar desenhos do Audi Design com eles.

Na House of Progress, os faróis do Audi A6 e-tron concept são convertidos em projetores e demonstram de forma lúdica o potencial das tecnologias de iluminação da Audi. Uma projeção no piso para a área de apresentação leva ao segundo nível. A imagem é derivada do sinal de áudio de um filme que é exibido nessa área e muda dependendo do volume, intensidade e dinâmica.

O Audi RS e-tron GT é uma representação do pilar de performance da marca ao lado do novo Audi e-tron Foil Surfing, a prancha flutuante da Audi. Já o Audi Q4 e-tron revela o espaço de Sustentabilidade que traz informações relacionadas a economia circular e colaboração sustentável. 

O Blog of Progress é o coração do pavilhão, conectando espacialmente os níveis da exposição superior com o nível de entrada. O conteúdo em tempo real do blog é gerado por meio dos assuntos de destaque atualizados diariamente e ações relacionadas ao universo da marca Audi. A partir de uma instalação interativa, qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer um pouco mais das tecnologias da marca para o futuro pode se sentar no assento de um dos conceitos da família Sphere no fim do passeio.

Fotos: Divulgação/Audi