Nove blocos caricatos e seis escolas de samba vão desfilar nos dias 03 e 04/03, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. As arquibancadas terão capacidade para dez mil pessoas, de acordo com o diretor de operações e eventos da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Felipe Barreto.
A programação oficial foi divulgada dia 13/02. Segundo o órgão ligado à prefeitura, a expectativa é que um milhão de pessoas participem do Carnaval na cidade.
Antes disso, 140 blocos de rua vão promover concentrações e desfiles na cidade, reforçando o movimento que desde 2009 resgata a folia no interior dos bairros. Eles foram cadastrados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a administração, o objetivo foi conhecer o trajeto, programar a segurança e organizar os eventos.
Os blocos já promovem ensaios pela cidade e se apresentam a partir do dia 15/02.
Na Região Centro-Sul serão ao menos 40 blocos. No bairro Santa Tereza, na Região Leste, serão cerca de 20. Segundo a Belotur, o bairro ganhou atenção especial no planejamento com a intenção de reduzir impactos. Uma campanha que pede conscientização para manter as ruas limpas foi criada.
A partir de 27/02, 13 palcos espalhados pelas regionais vão promover shows variados. Eles compõem a chamada Estação do Samba. Quatro deles são em localidades estratégicas, em pontos de grande concentração de pessoas como Savassi, Praça da Estação, Pampulha e Avenida Brasil.
Haverá também apresentações de blocos e bandas como Baianas Ozadas, Banda do Bororó e Black Soul. A programação de shows segue até o dia 04/03. Ao todo, são cerca de 70 atrações, com entrada gratuita.