Entrevista

Após primeiras experiências, Avon se lança nas ativações em 2025

Em entrevista ao Promoview, Valéria Campos, gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil, compartilha os planos da marca para 2025, destacando as ativações estratégicas realizadas em 2024

A Avon, que no Brasil pertence ao grupo Natura, está testando novas estratégias para fortalecer sua atuação no país. Com foco em inovação e regionalização, a marca explora ativações locais em regiões estratégicas para se diferenciar. Após campanhas de sucesso ao longo do ano, como “Duelo de Ícones Renew”, os ânimos foram renovados para investir ainda mais em experiência em 2025.

Valéria Campos, gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil
Valéria Campos, gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil. Foto: Divulgação

Em entrevista ao Promoview, Valéria Campos, gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil, compartilha os resultados da estratégia adotada e expectativas para o próximo ano.

Linha Renew é o carro-chefe

As energias de comunicação de Avon estão focadas principalmente na linha Renew, centro da campanha “Duelo de Ícones Renew” que iniciou com conteúdos digitais de influenciadoras e encerrou com uma ativação no Shopping Barra, em Salvador. A campanha, protagonizada pelas influenciadoras Maria Gonzaga e Nicole Bahls, adotou uma linguagem moderna e jovem.

Foto mostra a ativação de Avon Renew em Salvador, que traz um ambiente azul, com balões que simbolizam espuma, e a frase "hidratação profunda"
Ativação de Avon Renew em Salvador, em julho de 2024. Foto: divulgação

Valéria Campos destaca que a marca Renew possui um legado de pioneirismo e inovação. “Renew foi a primeira marca a introduzir alfa-hidroxiácidos no mercado, o que revolucionou os cuidados com a pele. Desde então, ela se mantém como referência em tecnologias avançadas e resultados comprovados, consolidando sua posição como uma das linhas mais icônicas da Avon”, explica.

Um dos desafios dessa marca é o perfil diverso do público-alvo. A linha antissinais é reconhecida principalmente por seu público 40+, mas tem ampliado seu alcance para as novas gerações. A geração Z, por exemplo, está cada vez mais interessada em rotinas de skincare, um comportamento potencializado pelas redes sociais como o TikTok.

Ativação da Avon em Salvador e regionalização

Para a gerente de Marketing, a regionalização é fundamental para atender as especificidades de cada mercado. Um exemplo foi a ação em Salvador, uma das praças mais importantes para o segmento de skincare no Brasil. A campanha incluiu uma ativação interativa com ambientes instagramáveis que destacavam os benefícios dos produtos Renew.

Ativação Avon Renew em Salvador conta com um espaço de cor laranja com pufes para descanso
Espaço da ativação “Duelos de Ícones Renew” de Avon no Barra Shopping, em Salvador. Foto: Divulgação

“A escolha de Salvador não foi por acaso. O Nordeste é um mercado estratégico para a Avon, tanto em vendas quanto em participação. Além disso, ações como essa nos aproximam do consumidor final e fortalecem a saúde da marca”, comenta.

Prato inspirado no perfume Far Away Original, da Avon, servido em Salvador
Harmonização de pratos e fragrâncias em evento de Avon Far Away. Foto: Fibra.ag

Além disso, a marca fez um evento de Avon Far Away em Salvador para convidados. O jantar transformou as fragrâncias em receitas, em uma experiência imersiva voltada a despertar os cinco sentidos.

Imagem do Avon Tour, que passará pelo Nordeste em dezembro de 2024
Avon leva espaços de descanso para o verão em praias do Nordeste. Imagem: Avon/Divulgação

Durante o verão, a marca reforça a presença da linha Avon Care, com produtos voltados a hidratação da pele, com ativações nas praias nordestinas. “Entendemos que a praia não é o lugar onde as pessoas pensam no uso direto do nosso produto, mas é exatamente onde nosso público está. É nesse momento de lazer e conexão que queremos estar presentes, agregando valor à experiência sem forçar a relação com a marca”, explica Valéria Campos.

Avon também levou ações para São Paulo, como a ativação de pré-estreia de Moana 2, parte de uma promoção da marca, e para Curitiba, em um evento de Renew exclusivo para convidados.

Patrocínio ao Passo a Paço

O regionalismo também se estende na estratégia de patrocínio de Avon, que patrocinou o festival de música Passo a Paço 2024, realizado em Manaus. O evento é conhecido por combinar música, gastronomia e cultura em uma celebração aberta ao público no Centro Histórico da cidade.

“Após o patrocínio do Passo a Paço, percebemos um crescimento expressivo na visibilidade da Avon na região Norte. O festival nos permitiu conectar genuinamente com o público local, reforçando a identificação da marca com a cultura e os valores da região. Isso se refletiu tanto no aumento de vendas quanto no fortalecimento da nossa presença no mercado”, diz a gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil.

Ativações já converteram em vendas

Embora o impacto de ações de brand experience seja mais perceptível a longo prazo, Valéria se mostra entusiasmada com os primeiros feedbacks das ativações. O período da campanha “Duelo de Ícones”, por exemplo, foi o segundo melhor em vendas da linha Renew no ano e alcançou recordes de engajamento nas redes sociais.

Da mesma forma, a marca percebeu crescimento de vendas nos arredores dos locais que receberam as ativações. “Para mensurar o impacto das ações, monitoramos os resultados de vendas nos entornos onde elas são realizadas. Isso nos ajuda a entender como as ativações influenciam diretamente o comportamento do consumidor local e a ajustar as estratégias de acordo com o que funciona em cada região”, conta.

O que esperar de Avon em 2025

Foto mostra mulher retirando um possível brinde de uma caixa misteriosa de Avon Renew
Ativação de Avon Renew no Shopping de Salvador dedicou-se exclusivamente ao consumidore final. Foto: Divulgação

Após a aquisição pela Natura e primeiras experiências mais ousadas, a Avon parece ter encontrado o caminho para fortalecer cada vez mais a saúde da marca. O diálogo com diferentes audiências e a regionalização continuarão presentes na estratégia de Marketing, agora com ainda mais fôlego.

“Fizemos a ativação de Renew no shopping de Salvador, vamos avançar pela primeira vez nas praias do Nordeste, e isso será uma porta de entrada para que, em 2025, a gente consiga continuar ativando a marca. Queremos investir cada vez mais em estar estar próxima não só da imprensa e dos influenciadores, mas também do nosso consumidor final”

Valéria Campos, gerente de Marketing de Cuidados com o Corpo e Rosto da Avon Brasil