De 24 a 28 de maio, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) irá realizar a 12ª Bahia Farm Show, o evento é considerado a maior vitrine do agronegócio da região Norte/Nordeste do país, e hoje figura entre as três maiores do Brasil em volume de negócios.
Com o apoio da Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão), Assomiba ( Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda), Fundação Bahia e Prefeitura Luís Eduardo Magalhães, participam do evento as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços, o que torna a feira uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover a sua marca e ficar em dia com as novidades do mercado.
Além de vitrine, o evento é palco para tomadas de importantes decisões para o setor, já que marcam presenta durante os dias de evento Governantes, executivos públicos, CEOs de empresas e muitos outros.
Neste ano, o público poderá conferir de perto as novidades do setor, assistir palestras e acompanhar mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum Canal Rural que é transmitido ao vivo em rede nacional.
A Programação técnica contará com 21 palestras, debates, workshops e fóruns durante os cinco dias, sempre das 10h00 às 18h00. Serão apresentados temas de interesse do agricultor com entrada gratuita. A programação estará distribuída em dois espaços do Complexi Bahia Farm Show.
Um dos destaques da programação será a participação da Fundação Bahia que estará lançando uma variedade Intacta, levará novidades sobre o manejo da cigarrinha do milho, irrigação no cafeeiro e climatologia com previsões para a safra 2016/2017. Além do entomologista da Embrapa, José Ednilson de Miranda que falará sobre o manejo de resistência de inseticida ao Bicudo.
Outra novidade será a setorização de área por tipo de produto. O segmento escolhido para dar inicio a este trabalho de organização da Feira foi o de irrigação. Segundo Odacil Ranzi, vice-presidente da Aiaba e diretor da Bahia Farm Show, a medida irá facilitar para o comprador que irá direto ao local do produto que gostaria de adquirir.
Em sua última edição realizada em 2015, a Bahia Farm Show atingiu a marca de R$ 1,033 bilhão em negócios consolidados, assumindo a segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos de agronegócios, ficando atrás apenas da Agrishow.