Bailarinos de vários países do mundo estão em Brasília para participar de um seminário de dança na Capita, e aproveitam o saguão da estação do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, para fazerem pequenas apresentações e levar música clássica aos usuários do local.
As apresentações ocorrem todas as quartas e quintas-feiras, entre às 12h e 14h. Os bailarinos devem passar por todas as estações de metrô do Distrito Federal, até o fim de julho.
“Os dançarinos são participantes do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Com isso, a população ganha em assistir a uma performance gratuita, e eles têm a chance de se apresentar fora dos palcos”, afirmou a coordenadora do projeto, Maria Antonieta Mendes.
A iniciativa possui apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), e as próximas apresentações acontecerão nos dias 24 e 25/07, sempre no horário do almoço.
Ra-amon Almeida da Silva, dançarino desde os oito anos de idade, participa do projeto e declarou que “A sociedade tem preconceito com bailarinos, e, com essas apresentações, podemos acabar com esse tabu e ainda despertar nos homens a vontade de seguir essa profissão”.
O 23° Seminário Internacional de Dança de Brasília será realizado até o dia 28/07, no Teatro Nacional Claudio Santoro, com apresentações de companhias internacionais, aulas e espetáculos gratuitos.
Além de prêmios de até R$ 20 mil, serão oferecidos aos participantes mais de dez bolsas de estudo e estágios em escolas estrangeiras, e outro diferencial do evento é a realização de conferências, lançamentos de livros, exposições e exibições de fotografias, filmes e vídeos.