Em um mundo de recursos finitos, a economia circular se torna imprescindível para cuidarmos do Planeta.
Por isso, o movimento Menos 1 Lixo, em parceria com o Instituto Akatu e a Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, lançam a campanha “Desperte sua latitude”, com o objetivo de informar o consumidor sobre a real circularidade das embalagens que consumimos, como latas, PET, vidro e cartonado.
O melhor do marketing social está aqui.
O projeto de educação ambiental teve seu pré-lançamento com uma websérie no IGTV da Menos 1 Lixo.
Com o título de “Fato ou Fake”, a série, composta por três vídeos introduzem o assunto “Circularidade e escolha responsável das embalagens” de uma forma divertida e bem próxima da realidade das pessoas.
Por ser um assunto muito distante da grande audiência, a cocriação apostou em estudos de personas, imersão e um resultado lúdico e prático de como aplicar essas escolhas em nosso dia a dia.
Além do website, um e-book com o conteúdo resumido, está disponível para que todos possam baixar e ter em mãos um guia prático de como ser mais sustentável.
Por que falar sobre a circularidade das embalagens é importante?
O projeto “Desperte sua latitude” nasceu a partir de dados do estudo internacional ACV (Análise do Ciclo de Vida), que desafia as formas tradicionais de medição da sustentabilidade utilizadas pelo setor de embalagens para bebidas.
Isso porque faz uma análise completa, levando em conta desde a extração da matéria-prima, a fabricação, logística, e, claro, o pós-consumo e a mão de obra em toda a cadeia de reciclagem envolvida.
No Brasil, a pesquisa revelou que a lata de alumínio tem o mais alto indicador de circularidade de materiais, com um índice de 0.83 de uma escala que vai até 1 para latas de 473ml.