Experiência de Marca

Bar flutuante é atração no rio Pinheiros em Outubro

Com a proposta de promover novas perspectivas de reflexão sobre a cidade, ação sem fins lucrativos convida o público a repensar sobre ocupação de espaços urbanos.


A Heineken, por conta da necessidade em ressignificar espaços urbanos e colaborar na construção de cidades cada vez mais sustentáveis, criou, em 2021, Green Your City, plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade com a intenção de guiar todas as ações da marca, de acordo com suas metas de sustentabilidade. Algumas delas já foram implementadas durante essa jornada, como circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais, implementação de microflorestas urbanas, abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.  

Ao lado de órgãos governamentais e iniciativa privada, a Heineken virou uma das patrocinadoras do Parque Bruno Covas, em São Paulo, em 2021. Além de um calendário de eventos e ativações, desta vez, alinhado ao objetivo de ressignificar espaços urbanos nas cidades, os olhares se voltam para o Rio Pinheiros. A marca traz o Floating Bar, uma intervenção sem fins lucrativos que convida as pessoas a repensarem a importância da reocupação para transformar as cidades em que vivemos, e, principalmente, para trazer o Rio Pinheiros de volta para o foco das conversas. 

A-agenda ESG está no centro da nossa estratégia de negócio e presente em todas as etapas da tomada de decisões. A proposta da plataforma Green Your City e todas as ações da marca Heineken de atuar por um futuro mais sustentável e ressignificar os espaços urbanos, conecta o propósito da companhia a uma conversa direta com o consumidor e ao convite para que juntos possamos sempre fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do Rio Pinheiros”, revela Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

A operação do bar é sem fins lucrativos e todo o lucro será revertido para ações que contribuam para a melhoria do rio e seu entorno, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Contribuir para a construção de uma cidade mais verde e sustentável é uma demanda urgente da sociedade e nosso propósito como marca é ter um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental e, por meio de experiências e intervenções, fazer um convite à reflexão e a ocupação de espaços urbanos”, disse Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.  

Disponível para visitantes de sexta a domingo entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro das 16h às 22h, a estrutura de 400 metros quadrados tem capacidade para receber até 200 convidados de forma rotativa e tem o objetivo de movimentar a comunidade em torno do Rio Pinheiros

O bar fez uma parceria com o renomado bartender Alê D´Agostino, que criou uma carta de drinques especiais feitos com cerveja Heineken em sua composição, cardápio de petiscos e, óbvio, o chope Heineken. 

Os ingressos são colocados à venda toda quarta-feira às 17h em um site, que está disponível desde o dia 27 de setembro e que direciona o público para o Sympla, para visita de sexta à domingo daquela mesma semana. Após a liberação, o consumidor pode escolher o dia de visita conforme disponibilidade. Filas de espera também poderão ocorrer, dependendo da capacidade de atendimento no dia, no horário e no local. A abertura do site está sendo divulgada nas redes sociais da Heineken.

É-muito fácil chegar ao Floating Bar por transporte público (ônibus ou trem) e veículos particulares com entrada pelo Parque Bruno Covas. O bolsão fica dentro do parque, perto do portão de entrada e, logo adiante, o público encontra a Casa Conectada, espaço para fazer o cadastro do evento e desfrutar de uma Heineken 0.0. 

O trajeto pode ser realizado a pé em uma ponte flutuante que liga os dois lados do rio, instalada exclusivamente para a iniciativa, mas quem preferir, pode esperar carros elétricos da Volkswagen, parceira neste projeto, que levam os visitantes até a balsa. Após transpor o pórtico, os consumidores acessam a área receptiva e se encaminham para a plataforma flutuante por uma passarela. No bar, os visitantes entram na balsa e vivenciam o fim de tarde, o pôr do sol e a noite, com cenários memoráveis, apreciados de um local novo, no meio do Rio Pinheiros. 

A programação também conta com atrações selecionadas a partir do selo WME (Women’s Music Event), entre outros nomes parceiros Heineken que serão divulgados semanalmente.

Fotos: Helena Yoshioka