Experiência de Marca

Barilla celebra carbonara day com ações

Marca terá ativações especiais durante os meses de abril e maio, incluindo prova na nova temporada do Masterchef e receitas de influenciadores.

A Barilla acredita que cozinhar é um dos maiores gestos de carinho que se pode ter por alguém. Por isso, neste Dia do Carbonara, comemorado em 6 de abril, a empresa convida todos a darem o seu toque especial na receita clássica. 

Por meio da Campanha Festival Meu Carbonara, a marca celebra as várias possibilidades desta receita, que vão desde a receita tradicional, com Guanciale e queijo Pecorino, até as receitas mais ousadas e versões veganas deste que é um dos pratos mais famosos e apreciados do mundo.

O Festival tem início com a participação da marca na 30º edição da São Paulo Restaurant Week, há 16 anos um dos maiores festivais gastronômicos do mundo. Realizado de 30 de março a 30 de abril, o evento busca cria oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. 

Os-menus especiais, com preço fixo, ficam disponíveis durante todo o período, de acordo com a disponibilidade da casa, e para este ano, teremos a receita de carbonara, seja o original ou a receita com o toque do Chef, sendo oferecida em alguns dos menus.

É a primeira vez que fazemos parte do São Paulo Restaurant Week. Aproveitaremos a ocasião para impulsionar o consumo de carbonara, por meio do festival Meu 

Carbonara. São 100 restaurantes parceiros, que servirão o prato para os apaixonados por massa”, comenta Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla. Ainda, para quem quiser experimentar o prato, a Barilla levará uma degustação da receita de Carbonara para a APAS Show 2023 que acontece em maio.

Dentro dessa comemoração, a marca anuncia também uma grande novidade para o ano: o retorno como patrocinadora do programa Masterchef, nas temporadas de amadores, profissionais e +. Na edição de amadores, Carbonara não poderia faltar na programação e fará parte deste grande programa.

Além das ações offline, a Barilla trará ativações também no meio digital. Dentro do canal do Instagram da marca, influenciadores trarão um conteúdo especial de carbonara: Victor Oliveira (@victoroliveira) fará a receita tradicional de Carbonara, e Pedro Barbosa (@prdrigues), Camila Queiroz (@lar_dacamila) e Franciele Oliveira (@flamboesa) farão suas versões da receita. 

Com o trabalho de influenciadores para a campanha do Festival Meu Carbonara, queremos mostrar que você pode sim ousar em suas receitas, que a massa a Barilla garante. Ter influenciadores criando suas próprias receitas de Carbonara, inspiradas em suas regiões, é uma forma de celebrar a diversidade culinária do Brasil. Estamos entusiasmados em ver nossos influenciadores mostrando sua criatividade e habilidades, e ansiosos para compartilhar essas receitas exclusivas com nosso público.”, diz Fabiana.

Também no ambiente digital, a marca acaba de lançar uma página dedicada na Amazon. Dentro dessa nova aba, os consumidores terão acesso, além da compra de produtos Barilla, às ações da marca durante esses dois meses e um vídeo de um Carbonara perfeito, com a chef Barilla Juliana Nicoli.

As ações estão em consonância com a campanha global da marca para o Dia do Carbonara. Pensando em todas as pessoas que não podem apreciar a receita tradicional de Carbonara, seja por restrições alimentares, religião ou preferências, a Barilla desafiou o chef com estrela Michelin Marco Martini e uma equipe de chefs multiculturais especializados em comida kosher, halal e vegana a fazerem uma receita do prato que respeitasse todo tipo de restrição. 

A massa é uma refeição conhecida por ser acessível: é fácil de comprar e cozinhar. Aceitar o desafio de fazer uma receita aberta a pessoas que têm alergias, intolerâncias alimentares e fizeram a escolha consciente de não comer carne, foi um grande exercício como chef. É realmente inspirador aplicar a inclusão para melhorar algo que as pessoas podem desfrutar todos os dias. Espero que isso ajude os amantes de massas a perceberem que, com alguns ajustes, eles também podem criar novas receitas incríveis”, acrescentou Marco Martini, chef com estrela Michelin

A marca divulgará no seu Youtube o vídeo global da campanha.

Foto: Divulgação