O Brasil está nas Quartas-de-Final e vai enfrentar a Bélgica nesta sexta-feira (06/07), no Mundial de Futebol na Rússia. Por aqui, a Aids Healhcare Foundation (AHF), em parceria com o Instituto Barong, está enfrentando as doenças sexualmente transmissíveis com a campanha bem-humorada “Proteja seu jogador número 1, entre em campo com a camisinha certa”.
Durante o Mundial, 50 mil preservativos Prudence personalizados, doados pela DKT International, vão ser distribuídos pela cidade de São Paulo.
Nesta nova etapa do campeonato, além de distribuir preservativos, uma van da blitz com uma TV transmitirá os jogos na Praça Dom José Gaspar, no bairro da República. Agentes de prevenção estarão presentes para orientar a população com informações sobre HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite C.
Nos próximos jogos do Brasil, a cada chute a gol da Seleção Canarinho, serão distribuídos chaveiros porta-camisinhas com preservativo Prudence Celebration.
A orientação dos agentes é uma ação extremamente importante no trabalho da Barong. Dados do Ministério da Saúde apontam que há quase 20 mil casos de contaminação por HIV no Estado de São Paulo, entre 2007 e 2017.
Ainda de acordo com o Ministério, um em cada quatro homens que fazem sexo com outro homem em São Paulo está com HIV. Entre os jovens de 15 a 19 anos de idade, a taxa triplicou.
As camisinhas da ação promocional têm sabores e texturas de acordo com os países que estão no campeonato. Os preservativos de caipirinha, hortelã, melancia e café estão na embalagem do Brasil.
A Bélgica será representada pelo preservativo de chocolate, o Uruguai, que é produtor de vinho, terá os sabores de uva e vinho espumante. A ideia é tratar com descontração o tema delicado e incentivar os torcedores a se protegerem.