A Forno de Minas amplia frentes de negócio e entra no segmento de especialidades de batatas congeladas ao adquirir uma participação na Sérya Alimentos, instalada em Araxá (MG), na região do Alto Paranaíba.
Como parte do acordo, a Sérya lançará duas marcas – Batatinha Quando Assa e Rustí – e utilizará a plataforma de vendas e distribuição da Forno de Minas para colocar seus produtos no mercado. Além disso, as embalagens terão estampado o endosso de qualidade da Forno de Minas.
Foto: Divulgação.
“É uma parceria que já nasce forte. A Sérya é a primeira indústria de especialidades de batatas congeladas do País e tem a capacidade de formatar o produto de diferentes maneiras, de forma a personalizar ou desenvolver formatos exclusivos para cada cliente. Junta-se a isso a expertise de 25 anos da Forno de Minas no mercado, com ampla rede de distribuição de alimentos congelados.”, afirma o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.
A fábrica para produção das batatas, que foi inaugurada em janeiro de 2015, em Araxá, demandou investimentos na ordem de R$30 milhões, dos quais R$ 7 milhões são financiados pelo BDMG. A unidade vai gerar 60 empregos diretos – quando atingir três turnos de produção – e tem capacidade para produzir 12 mil toneladas de produto por ano.
“Acreditamos muito no produto e estamos bastante otimistas. Trata-se de um mercado novo no Brasil, mas bem desenvolvido nos Estados Unidos e na Europa. Queremos introduzir novos formatos, ampliar a categoria e incentivar novas formas de consumir batatas nos bares, nos restaurantes e em casa.”, ressalta o diretor-geral da Sérya Alimentos, Frederico Ayres.
As especialidades de batatas congeladas são produtos feitos a partir da batata ralada ou purê de batata. Ela já vem pré-frita e basta aquecer no forno para servir. “Podemos temperá-los ou adicionar ingredientes como bacon, mussarela, vegetais, entre outros.”, ressalta Frederico.
Outra vantagem das especialidades, em relação às batatas palitos tradicionais, é a capacidade de manter o produto crocante por muito mais tempo depois de servido, além de ser mais saboroso e nutritivo.
A marca “Batatinha quando assa” conta com um apelo mais lúdico, carinhoso e voltado para família. Ela começará com o formato kids, contemplando estrelinha, ursinho, florzinha e coraçãozinho no mesmo pacote.
Já a “Rustí” será produzida em formato cilíndrico. Ambas estarão disponíveis para varejo e food service, em embalagens de 400 gramas e um quilo, respectivamente.