Experiência de Marca

Bate papo com Marc Gobé, especialista em marcas

Gobé fará o encerramento do Seminário Marketing 2.0: Content, Mobile & Games, dia 01/09, falando sobre "Emotional Branding", tema do seu <em>best seller</em> traduzido em 17 idiomas.

O especialista em marcas Marc Gobé, com o oferecimento da Locaweb, fará o encerramento do Seminário Marketing 2.0: Content, Mobile & Games, dia 01/09, no auditório da Fiep, em Curitiba (PR), falando sobre “Emotional Branding”, tema do seu best seller traduzido em 17 idiomas.

Francês, radicado nos Estados Unidos, Gobé iniciou um dos movimentos mais poderosos no marketing moderno, trazendo o foco sobre as emoções dos consumidores como o maior aliado das marcas, quando se trata de estratégias de branding.

Confira um bate-papo com ele:

Promoview: O que as marcas devem fazer para conquistar a confiança do consumidor?

Marc Gobé: Eu sempre digo que pessoas amam marcas, mas marcas não correspondem a este amor. Por esse motivo, as marcas precisam ser mais emocionais e precisam se humanizar. Estamos vivendo uma época em que as relações comerciais estão conectadas a propósitos superiores, como a proteção do meio ambiente, a responsabilidade corporativa e impacto que as marcas têm na sociedade como um todo.

As marcas, logo, as empresas, precisam mudar antes para serem capazes de obter a lealdade do consumidor. Pessoas “compram” a cultura de uma marca/empresa, não apenas um simples produto. Quando o iPod da Apple foi lançado, 150 tipos de MP3 já existiam no mercado, mas as pessoas queriam comprar a cultura da imaginação da Apple.

Promoview: De que forma a personalidade da empresa se reflete na marca? Quais as consequências deste reconhecimento?

Marc Gobé: As pessoas mudam, logo, as marcas também precisam mudar. Somos julgados pela forma com que agimos e nos mostramos. Isto é válido tanto para pessoas como para marcas. O Google, com seu logotipo em contínua evolução, mostra como uma identidade de marca pode continuar a evoluir para estimular a nossa imaginação.

A era do dogma acabou, na mídia social as marcas precisam de uma Voz Social para expressar  sua personalidade empresarial. O conceito de personalidade e posicionamento de marca adotados pelo mundo do marketing nos últimos 50 anos está obsoleto. Hoje, os consumidores estão no comando e eles não esperam que as marcas lhes digam no que devem acreditar. Eles precisam de informação, diálogo,  transparência e comunicação instantânea, agora, possível devido à tecnologia da informação.

Promoview: Como as empresas podem manter um diálogo com seus consumidores na era da Sociedade da Informação?

Marc Gobé: As mídias sociais revolucionaram nosso mundo e o mundo da comunicação. Como nós poderíamos viver hoje sem Google, Amazon, Facebook ou Twitter? Da mesma forma que a invenção da imprensa por Gutemberg revolucionou a Europa, a mídia social será o fator mais importante para qualquer país, cidade, e, certamente, para qualquer marca.

A mídia social também é a maior oportunidade para se conectar, é a possibilidade de estabelecer um diálogo direto das marcas com seu público. Para fazer isto, as empresas precisarão mudar no seu íntimo para construir o tipo de organização e cultura interna que é realmente engajada com essa ideia e conectar externamente com seus clientes e consumidores por meio da mídia social. É assim que as empresas serão capazes de construir e manter esse diálogo.

Promoview: O marketing mudou bastante nos últimos anos. O que se pode dizer sobre isso?

Marc Gobé: O marketing do passado é obsoleto porque está focado apenas na mídia tradicional. Comerciais de TV eram a mais poderosa forma de propaganda e construção de marca.

Toda indústria de marcas era focada nisso e alavancou esta mídia poderosa para construir uma “consciência” para suas marcas, competir e vender. A TV vai permanecer, mas esse tipo de relacionamento não é mais suficiente para os consumidores, que querem estar emocionalmente conectados.

Não há marca hoje que não considere os telefones celulares, laptops e tablets como uma nova forma de engajar pessoas por intermédio de mídias sociais, uma vez que é onde as pessoas gastam a maioria do seu tempo.

Promoview: As redes sociais hoje são uma importante ferramenta de marketing. Como você recomenda que sejam usadas?

Marc Gobé: As redes sociais são o futuro para os profissionais de marcas e é por isso que as marcas precisarão construir sua estratégia de Voz Social. Ninguém pode crescer ou competir no mundo das redes sociais sem entender as aspirações e necessidades das pessoas de um diálogo direto com as marcas.

As pessoas sempre foram e são, mais que nunca, o mais importante elemento para qualquer negócio. Internamente, empresas precisam de uma conexão melhor  entre seus executivos, de maneira que  o conhecimento possa ser partilhado ou melhorado, externamente as marcas precisam se conectar melhor com as comunidades ou desejos e pensamentos individuais de seus consumidores.

Antes das mídias sociais, as marcas tinham que recorrer a terceiros, como pesquisas de grupo (focus group) para descobrir o que as pessoas queriam. Hoje, as marcas podem se engajar mais e diretamente numa conversa com seus clientes.

Promoview: Com base na sua experiência, você poderia citar empresas com bons resultados na utilização dos conceitos de emotional branding.

Marc Gobé: A Coca-Cola está focando com sucesso em uma estratégia de marketing baseada no Emotional Branding. Apple tem sempre humanizado sua marca por meio de design superior e de sua reputação. Zappos é um exemplo de como o comércio vai evoluir e crescer, por intermédio do incremento de sua própria cultura por meio da tecnologia, de forma a melhor se conectar e servir seu público.

Promoview: Você conhece algumas marcas brasileiras? Quais se destacam no uso do conceito de Emotional Branding na sua opinião?

Marc Gobé: Uma companhia como a Natura tem o que é preciso para ser uma líder global e é também uma marca emocional. Mencionei  a Natura no meu terceiro livro, Brandjam ( já traduzido em português). Havaianas é agora uma marca global e celebra o maravilhoso estilo de vida brasileiro.

A Embraer poderia ser mais emocional e buscar o crédito mundial por sua contribuição para as viagens aéreas, como a Airbus e a Boeing fazem. Minha favorita é ainda a “Melissa”, que conheci como uma pequena loja em São Paulo.

Promoview: Em sua palestra no Brasil, você pretende apresentar alguma novidade sobre o tema Emotional Branding? Pode antecipar alguma?

Marc Gobé: Em minha apresentação no Brasil eu irei revelar pela primeira vez o extenso programa que fizemos para a Coca-Cola e explicar como construir uma Voz Social (Social Voice) humanizando as marcas por meio de uma perspectiva racional, emocional e visceral.

Eu também irei discutir o contexto no qual marcas estarão envolvidas no futuro. Em 2040, 74% da população irá viver nas cidades e isso vai mudar drasticamente a forma como as pessoas se conectam, como as marcas agem e a necessidade por comunicação mais efetiva.

Por intermédio dos dez mandamentos do Emotional Branding, eu também irei cobrir um vasto rol de companhias que alavancam suas Vozes Sociais para serem mais competitivas. Entre elas, irei apresentar as mudanças que estão ganhando espaço entre os tradicionais varejistas e como estas marcas estão redefinindo seu futuro.

Minha palestra irá enfatizar que cultura é o futuro, que as empresas precisam evoluir primeiro internamente para terem melhor sintonia com a sociedade no mundo digital. Oportunidades precisam ser capturadas na era das redes sociais, e os vencedores serão as corporações mais humanas, emocionais e conectadas.