A BB Seguros, incentivadora da cultura no Brasil, será a principal apoiadora da exposição “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo”, que trará ao país o fóssil do maior dinossauro que já existiu na Terra, o gigantesco titanossauro herbívoro Patogotitan mayorum. A exposição acontece de 10 de setembro a 27 de novembro, em uma área de 2.700m2 no Pavilhão de Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
“Sempre estivemos entre os apoiadores das maiores exposições culturais do país e, dessa vez, não poderia ser diferente. A exposição “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo” une duas coisas fundamentais para o desenvolvimento educacional da sociedade, que são a cultura e a ciência”, comenta Rogério Idino, presidente da Brasilseg, empresa afiliada da BB Seguros. “O fato de o conteúdo, de teor lúdico, contemplar públicos de todas as idades, torna a exposição ainda mais relevante, e contribuir para viabilizar a atração é motivo de orgulho para nós”, acrescenta o executivo.
O evento apresenta 15 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais, incluindo o maior de todos, o titanossauro Patagotitan, e o gigante carnívoro Tyrannotitan. Também estará exposto o crânio do Giganotossauro, um dinossauro que se tornou popular depois de derrotar o T-Rex no último filme da franquia “Jurassic Park”.
Só para o esqueleto do Titanossauro, a produção da exposição teve que criar um espaço especial capaz de abrigar o animal. Estudos sugerem que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e pesava 72 toneladas (equivalente a três caminhões cegonha enfileirados e o peso de 18 elefantes). O paleontólogo responsável pela exposição no Brasil é Luiz E. Anelli, professor da USP e escritor de livros como “Brasil dos Dinossauros”.
Com um investimento de quase 1 milhão de dólares em digitalização, impressão 3D e as mais recentes tecnologias em modelagem, o Patagotitan está pronto para ser apresentado ao público. “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo” é a maior exposição itinerante projetada pelo MEF (Museu Paleontológico Egidio Feruglio).