A iniciativa “Futebol pela Igualdade”, desenvolvida pelo Instituto Esporte Mais, é o mais novo projeto a ser apoiado pela BB Seguros. Localizado em Fortaleza (CE), o projeto foi criado em 2015, com o objetivo de reduzir as barreiras de acesso e permanência de meninas e mulheres na modalidade. Ele proporciona espaços seguros e inclusivos para que elas possam desenvolver suas habilidades esportivas.
“Temos orgulho de respaldar uma iniciativa que ajuda mulheres e meninas a criarem um mundo mais igualitário em questões de gênero para esta e próximas gerações de atletas”, afirma Luciana Garrone, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “É um processo longo, mas pouco a pouco acreditamos ser possível um futuro com menos desigualdade entre os gêneros no futebol”, complementa.
A iniciativa, que é baseada em 3 principais pilares – esporte, educação e empoderamento -, já impactou mais de mil mulheres em Fortaleza. O projeto “Futebol pela Igualdade” assegura a execução de 4 núcleos de futebol e futsal para meninas e jovens de 12 a 29 anos, incentivando a prática saudável e lúdica do esporte e oferecendo experiências que contribuem para a formação cidadã das participantes, cujo impacto vai muito além das quadras. O apoio conjunto entre a BB Seguros e outras organizações ajudará o projeto a atender regularmente 200 meninas e mulheres, com treinos de duas a três vezes por semana.
Alem-dos treinos de futebol, são realizados anualmente 3 workshops temáticos sobre Futebol Feminino, abertos a participantes e não participantes do projeto, buscando trazer à tona assuntos que cercam a igualdade de gênero e o desenvolvimento saudável de meninas e mulheres na sociedade, como: autoestima e desenvolvimento de liderança; oportunidades no esporte; o papel da mulher na sociedade; entre outros.
Fundadora do projeto, o Instituto Esporte Mais é uma ONG cearense fundada há 9 anos que, por meio da atividade física, incentiva o desenvolvimento humano e social de crianças, jovens e mulheres. Apenas no ano passado, foram mais de 120 beneficiários em programas e projetos realizados pela ONG, 6 projetos aprovados em Leis de Incentivo ao Esporte e mais de 6 mil pessoas atendidas em campanhas emergenciais.
Foto: Divulgação