Experiência de Marca

A hora e a vez dos cães na ação da Beneful

Apesar de abrigar mais de 20 milhões de pessoas e 1,6 milhões de cães, São Paulo é uma cidade na qual é difícil encontrar lugares onde é possível cultivar de maneira saudável a relação com o melhor amigo do homem. Pensando nisto, a marca Beneful, da família Purina, da Nestlé, lança a campanha "Curtindo São Paulo Juntos". O objetivo é incentivar os donos de cães a aproveitarem o que a cidade tem de bom, levando consigo seus animais de estimação.

Apesar de abrigar mais de 20 milhões de pessoas e 1,6 milhões de cães, São Paulo é uma cidade na qual é difícil encontrar lugares onde é possível cultivar de maneira saudável a relação com o melhor amigo do homem. Pensando nisto, a marca Beneful, da família Purina, da Nestlé, lança a campanha “Curtindo São Paulo Juntos“. O objetivo é incentivar os donos de cães a aproveitarem o que a cidade tem de bom, levando consigo seus animais de estimação.

beneful

Desenvolvida pela Publicis, a campanha inclui eventos voltados aos cães e seus donos, além de comercial, anúncios e um guia com shoppings, lojas, bares, restaurantes, cafeteriais, livrarias e parques onde os animais são bem vindos.

A primeira ação é o patrocínio à 1ª Cãominhada Paulistana, organizada pela Rede Globo e marcada para acontecer no próximo dia 25/04. Paralelamente, mais de 70 estabelecimentos já aderiram à causa e serão identificados por um selo adesivo com o nome da campanha.

O guia conta com versões impressa, que será distribuída nos estabelecimentos que aderirem e nas principais pet shops da cidade, e digital, disponível no blog da iniciativa. No endereço é possível acessar a lista dos locais que aderiram à causa, além de dicas de comportamento para quem quiser passear com seus cães sem incomodar os outros – é a etiqueta canina. A presença na internet não se limita ao blog, a marca também trabalhará com as redes sociais para divulgar a ideia e buscar novos adeptos.

Para aumentar o engajamento das pessoas, até mesmo um “Manifesto” foi escrito. “Imagine um lugar onde cães e donos não serão tratados como cães e donos, mas como dois verdadeiros companheiros, que buscam a oportunidade de descobrir, juntos, tudo que faz São Paulo uma grande cidade para viver”, propõe o texto.

Sem investir em marketing desde 2006, a Beneful enxerga na iniciativa algo inovador para os seus padrões de marketing e até mesmo um exemplo a ser seguido pela marca em outros países. “Apesar de ousado, o projeto está totalmente alinhado com os valores de Beneful. Criar um manifesto que se torna uma causa e conta com o engajamento do público vai muito além de uma campanha ou ação específica. Queremos engajar o target, conquistar novos consumidores e fidelizar os atuais”, destaca Andréa Barrios, diretora de atendimento da Publicis. A Beneful é uma das nove marcas que integram o cardápio da Purina, área de produtos para cães e gatos da Nestlé.

Para a agência o projeto também é especial, pois as campanhas de Purina geralmente são criadas nos Estados Unidos pela Fallon e adaptadas localmente nos diversos mercados da América Latina. Segundo a Publicis, esta é a primeira campanha totalmente desenvolvida no Brasil.

A Dialog, agência de ativação do Grupo Publicis, também foi envolvida no projeto, como responsável pela execução das ações nos estabelecimentos incluídos no guia.