Experiência de Marca

Bienal de Design 2015 realiza pré-evento em Joinville

Com 41 itens de 16 marcas, o pré-evento já passou por Florianópolis e depois da ExpoGestão irá percorrer o Interior do Estado. A edição catarinense da Bienal é promovida pela Fiesc e pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.

Inovação, interatividade e sustentabilidade são características dos produtos de indústrias catarinenses que integram a mostra Index SC 2014. A exposição, pré-evento da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, estará na ExpoGestão, em Joinville, de 20 a 23/05.

Com 41 itens de 16 marcas, já passou por Florianópolis e depois da ExpoGestão irá percorrer o Interior do Estado. A edição catarinense da Bienal é promovida pela Fiesc e pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.

“Os produtos selecionados para a segunda edição da Index SC mostram as múltiplas contribuições do design como agregador de valor e de adequação às necessidades dos consumidores e usuários. Fica evidente a sua importância estratégica”, afirma Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015.

bienal floripa 2015_design

No conjunto de objetos selecionados para a mostra estão as bicicletas elétricas que lembram motocicletas antigas da Wheeled Surf e a prancha de stand up paddle do Estaleiro Kalmar, além das peças decorativas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos da Broto do Galho e das panelas de cerâmica da Ceraflame.

O setor moveleiro está representado pelas marcas Butzke, Movelaria Boá e Meu Móvel de Madeira. Todas valorizam as características do material utilizado, a estética e o conforto, aspectos que fazem do Estado o terceiro maior exportador brasileiro deste setor.

Santa Catarina também se destaca mundialmente na produção têxtil e em artigos de vestuário. Na Index SC, a RenauxView traz tecidos jacquard produzidos especialmente para estilistas de moda como Fernanda Yamamoto. Já a representante da indústria calçadista é a Raphaella Booz.

A sustentabilidade também estará em destaque, com embalagens plásticas 100% biodegradáveis da C-Pack.

A Mueller, de Timbó, participa da mostra com produtos inovadores. Exemplo é o fogão Sorella Destro Inox. O modelo tem como diferencial três queimadores, um deles ultrachama com potência de 3,7 kW, normalmente não encontrada em produtos para cozinhas pequenas.

A mostra do design feito em Santa Catarina abarca igualmente as inovações da indústria da tecnologia, destaque no País pelo seu crescimento superior a 20% ao ano. O visitante poderá conferir desde a rede social corporativa de negócios da Audaces, que também mostrará suas impressora e digitalizadora para indústria têxtil, até os games da Mentes Brilhantes, passando ainda pelo software integrado a hardware e totem para captura de fotos para eventos da Morphy, pela mesa interativa com jogos da Playmove e pelo terminal de autoatendimento digital com tecnologia touchscreen da Video Soft.

A Bienal Brasileira de Design tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia a dia. Dessa forma, propicia a reflexão sobre o tema e promove a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços.

Cada edição da Bienal ocorre em uma cidade: São Paulo, em 2006; Brasília, em 2008; Curitiba, em 2010; e Belo Horizonte, em 2012. Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.

Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram. A Index SC 2013 rodou Santa Catarina e passou pelo Rio Grande do Sul sempre complementada com encontros e palestras em cada uma das cidades.

Recentemente foi escolhido o nome da curadora geral da Bienal, Adélia Borges, que também respondeu pela curadoria da Bienal de Curitiba.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela Fiesc e pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.