A maior exposição imersiva em torno da vida da artista mexicana Frida Kahlo abre as portas para o público na cidade do Rio de Janeiro. A exposição, criada na Espanha, já passou por Salvador e por São Paulo, somando mais de 250 mil visitas no Brasil.
Desta-vez, Frida Kahlo – Uma Biografia Imersiva chega ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, em uma das mais lindas paisagens da capital carioca, localizado na praia de Copacabana.
“Nós estamos muito felizes em fazer parte do grupo que trouxe para o Brasil a biografia imersiva de Frida Kahlo, que é uma exposição consagrada internacionalmente e que teve sua realização ainda mais potencializada na edição de São Paulo. E a gente espera repetir o sucesso no Rio de Janeiro, nessa cidade que respira arte, entretenimento e cultura. Temos certeza de que é um conteúdo que irá movimentar o calendário da cidade”, afirmou Fernando Ligório, CEO da Hit Makers, responsável pela mostra.
A mostra é uma biografia imersiva, que propõe uma jornada interativa através de 13 ambientes para contar a vida da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente suas obras originais.
A proposta inovadora explora a biografia da artista por meio de coleções de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da artista, convidando os visitantes a descobrir a incrível história por trás do mito.
Dentro de um espaço especialmente construído em uma área de 1.400 metros quadrados, em aproximadamente 90 minutos o visitante pode percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da vida da artista como “O Instante”, holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou a vida da pintora para sempre, com consequências irreversíveis.
Outro destaque é “O Sonho”, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença.
O ponto principal da exposição fica por conta do salão principal, uma espetacular viagem sensorial pelo “Universo de Frida”, onde o espectador se mistura e se entrega à profusão de cores e movimento.
Em outro salão, o público pode ter contato com imagens da infância e da adolescência da pintora, entendendo o contexto histórico e biográfico que moldou a personalidade da mulher que se transformou em ícone mundial.
A interatividade também está presente na experiência “Cadrave Exquis”, patrocinada por PRIO, em realidade virtual, inspirada nas obras de Frida e exploram seu imaginário particular. Outra atração é a Cabine Fotográfica, com tecnologia capaz de identificar os rostos e, a partir das características de cada um, criar retratos únicos, com técnicas de colagem.
Para quem desejar soltar a imaginação e fazer desenhos para deixar sua marca, a sala “La Rosita” reproduz o ambiente onde Frida dava aulas de pintura.
O México, exuberante em costumes e folclore tão presentes na obra da artista, é lembrado em ambientes cenografados, como o altar dedicado ao dia dos mortos e a sessão que recria roupas de Frida.
Uma loja cheia de itens estampados com obras e imagens da pintora, além de livros e souvenirs, também está à disposição dos aficionados.
Foto: Divulgação