A BK Brasil, master franqueada do Burger King e Popeyes no país, acaba de anunciar seus compromissos de ESG para o mercado.
As metas estabelecidas são focadas em três pilares de sustentabilidade: Nossa Comida, Nossa Pegada e Nossa Gente.
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A partir dessa subdivisão, a companhia apresenta os avanços de suas iniciativas e políticas Ambientais, Sociais e de Governança, com foco em um desenvolvimento cada vez mais sustentável, olhando para o consumo consciente e futuro da indústria de fast-food.
Além de um portfólio 100% clean para Burger King e Popeyes , a organização anuncia compromissos voltados para a diversidade, como a presença feminina em 50% dos cargos de liderança, e políticas voltadas para o meio ambiente, como o reaproveitamento de resíduos e descarte responsável de detritos em todos os restaurantes das redes.
A companhia também prevê o acompanhamento ainda mais próximo da cadeia produtiva para garantir o cumprimento e a implementação das melhores práticas de sustentabilidade.
Nossa comida: Portfólio livre de ingredientes de origem artificial
Dentre os destaques dos compromissos da BK Brasil, está o cuidado em oferecer uma comida de verdade e que seja livre de conservantes, aromatizantes e aditivos de fontes artificiais, reforçando sua preocupação em promover uma transformação pertinente para toda sociedade.
Essa revolução no cardápio tem como foco as marcas Burger King e Popeyes e o cumprimento da iniciativa tem previsão para acontecer até 2025.
Em setembro de 2020, o Burger King anunciou a retirada de todos os ingredientes de origem artificial do Whopper, chegando ao número de 277 milhões de toneladas de conservantes artificiais a menos em seu carro-chefe.
Atualmente, 70% do cardápio do Burger King já é livre desses ingredientes artificiais e essa iniciativa global faz parte de um movimento chamado Feel Good About the Food, que contempla uma série de transformações no portfólio e posicionamento, como, também, o lançamento do sanduíche Veggie e do Whopper de Plantas (plant-based).
Confira outras iniciativas:
– Atingir 90% de reciclagem/compostagem do lixo dos restaurantes de rua até 2025. Com o Projeto Aterro Zero, que existe desde 2019, a companhia em parceria com a Ambiensys realiza o transporte e destinação final dos resíduos gerados nas lojas do Burger King, visando o mínimo impacto ambiental, além da valorização desses materiais e aplicação da economia circular. Até agora, a redução de resíduos aos aterros foi de 180 toneladas, das quais 105 toneladas geraram subprodutos que foram reinseridos no mercado.
– Reciclar 100% do óleo dos restaurantes até 2021, sendo que desde 2018, o Burger King já realiza a coleta de todo óleo para o reaproveitamento do insumo. Durante esses anos, foram coletados mais de dois milhões de litros de óleo, transformados em biodiesel, sabão biodegradável e outros insumos.
Nossa pegada: Reaproveitamento de resíduos e uso eficiente de recursos
Mas não é só isso, os compromissos da Companhia reúnem diversas iniciativas, entre elas estão: Redução em 30% a emissão de Gases do Efeito Estufa em toda companhia até 2030.
Com a Geração de Energia Distribuída, o Burger King do Brasil já reduz 1.500 toneladas de emissão de CO² por ano da sua operação própria, equivalente a plantação de 6.000 árvores no ano.
Com um olhar atento para as questões de eliminação do fornecimento de plástico para seus clientes em seus restaurantes até 2025, tanto o Burger King quanto o Popeyes já extinguiram desde 2018, o uso canudos de plástico, gerando uma redução de 31MM canudos/ano, o equivalente a 105 toneladas de matéria-prima anual.
Para além disso, desde 2020, o Burger King já não usa mais caixinhas de papelão no combo King Jr, atingindo a economia de mais de 119 toneladas de papel por ano.
A marca também extinguiu caixas para a entrega dos seus sanduíches. No lugar, são utilizadas somente lâminas de papel para embalar os produtos.
A companhia também implementou guardanapeiras em seus restaurantes Burger King e Popeyes , que evitam o uso de plástico ou papel para envolver guardanapos.
Nossa gente: Diversidade e inclusão
Na BK Brasil todos são bem-vindos, independente do gênero, etnia, idade, credo, orientação sexual, ou quaisquer outras características, e os compromissos reforçam a inclusão e diversidade dentro da Companhia.
Dentro do pilar “Nossa Gente” a companhia assumiu um compromisso de evolução nos processos de recrutamento e seleção para que sejam livres de pré-julgamento, até 2023.
No entanto: pelo terceiro ano consecutivo, a BK Brasil realiza um processo seletivo às cegas para trainee, priorizando as habilidades técnicas e comportamentais de cada um.
Outras metas estabelecidas são:
– Garantia de 50% de representatividade feminina na liderança do corporativo e restaurantes até 2025. Em maio de 2021, a companhia recebeu o selo Women On Board (WOB), certificado de reconhecimento às organizações que incentivam a presença de mulheres em conselhos administrativos ou consultivos, patrocinado pela ONU Mulheres. Atualmente, a presença feminina em seus restaurantes é de 49,59%, um total ponderado entre todos os cargos: Gerências Regionais, Coordenações de Operações, Gerências de Negócios e Coordenações de Turno.
– Aumentar a representatividade de grupos diversos (Pretos, PCDs, LGBT+s e Senioridade) no corporativo até 2025.
“Na BK Brasil, trabalhamos arduamente para construir marcas queridas entre os consumidores, com muito orgulho das nossas pessoas, nossa cultura e cientes do nosso papel na sociedade. Orgulho também por todos empregos e oportunidades geradas, das vidas transformadas, além de todo desenvolvimento econômico proporcionado ao País. Temos como objetivo servir comida de verdade, com a melhor qualidade, inovação, bons ingredientes e de forma cada vez mais sustentável. Acreditamos que os compromissos oficialmente lançados firmam um pacto global, impactando positivamente a sociedade e o futuro do nosso planeta”, finaliza Iuri Miranda, CEO da BK Brasil, master franqueada da Burger King e Popeyes no país.
Todas as metas estabelecidas podem ser conferidas aqui.