Experiência de Marca

Black Princess lança nova edição de cerveja fabricada por mulheres

Para celebrar o mês do Dia Internacional da Mulher, a marca preparou várias ações, incluindo o lançamento que seguiu desde a criação e concepção do produto com suas colaboradoras.


A Black Princess, cerveja premium do Grupo Petrópolis, com o objetivo de marcar o Dia Internacional das Mulheres, apresentou a 2ª edição da Black Princess FemAle, uma Strong Golden Ale idealizada e criada por mulheres, desde a brassagem ao envase. 

A edição especial para o mês das mulheres, fortalece o compromisso da marca na valorização e no empoderamento feminino, além do apoio constante pela equidade de gêneros e empreendedorismo. 

Na criação do produto, as cervejeiras escolheram manter o estilo Strong Golden Ale, uma variação complexa e delicada que contém cerca de 7,4% de álcool em sua composição. Com uma coloração dourada, sabor frutado e aspecto brilhante, o tipo foi escolhido com o desejo de desmistificar o discurso de que cervejas fortes não agradam o paladar feminino. 

Rótulo-de Black Princess Golden FemAle, desenhado por Tami Lemos. Foto: Divulgação Grupo Petrópolis.

“Em uma data tão marcante para as mulheres, queremos justamente reforçar que nós podemos e devemos ocupar cada vez mais lugares ditos como improváveis na indústria e no mercado. Trouxemos uma cerveja feita só por mulheres e com um sabor incomparável, exatamente para afirmar que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, disse Danielle Bibas, vice-presidente do Grupo Petrópolis.

Cinco mulheres foram responsáveis por dar vida à FemAle: Ana Paula Nicolino, Engenheira de Alimentos e Mestre em Química de Alimentos Liane Bemme, Keilane Fiorotti Poltronieri, Elizabeth de Paiva e Fidelcina Arialdia Moreira. 

Fora isso, o rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, criadora do movimento “Crie como uma Garota”,  que também participou da primeira edição, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher. 

Esse é um mercado muito novo ainda para nosso gênero, mas fazer parte de um projeto tão encantador, criado por mulheres, e unir nossa paixão com trabalho, sem dúvida é um case de grande orgulho para nós. Queremos cada vez mais levar esse protagonismo para todas as mulheres que são apaixonadas pelo que fazem”, destaca Ana Paula Nicolino, especialista em análise sensorial no Grupo Petrópolis

Além disso, para homenagear as mulheres e reforçar o lançamento da edição especial de Black Princess FemAle, a marca apresenta uma ação nas redes sociais com a hashtag #StrongFemAle, que será realizada nos perfis da marca no Instagram e no TikTok, que terá maior foco nas publicações e homenagens. 

Ainda, mulheres empoderadas foram chamadas para homenagear e dividir o lançamento com amigas. Entre os nomes confirmados, estão Gabi de Pretas, Letícia Fabbri, Tathi Pianscatelli, Mathy Lemos e Sheron Menezzes, que vão trazer toda a sua diversidade e compartilharão esse momento em suas páginas oficiais no Instagram e TikTok, com a tag #StrongFemAle. 

Sabor marcante e encantador 

Ganhadora da medalha de bronze no prêmio Brasil Beer Cup, em 2021, a Black Princess Strong Golden FemAle é uma cerveja complexa e delicada, dourada como o ouro, forte e coberta por uma espuma branca e cremosa. Os ingredientes remetem a frutas e especiarias, produzidos com levedura de alta fermentação, e se misturam às notas dos maltes. O lúpulo em flor contribui com delicado aroma floral e sabor condimentado.  

Cervejeiras do Grupo Petrópolis responsáveis pela produção de Black Princess FemAle. Foto: Divulgação Grupo Petrópolis.

No paladar, a cerveja se apresenta forte, mas ao mesmo tempo equilibrada para quem a saboreia. O seu teor alcoólico de 7,4%, e o amargor, de 36 IBU, balanceiam a intensidade de aroma, sabor e carbonatação. A temperatura ideal para ser servida é entre 6 e 8° C, no copo Globet. 

Para harmonizar e ter um momento perfeito, a Black Princess FemAle combina com frutos do mar – caranguejo, lula, lagosta, camarão e bacalhau, além de truta e salmão com alcaparras ou molho de maracujá. Queijos, como canastra, gruyère, gouda, parmesão/pecorino e roquefort, caem muito bem acompanhados pela FemAle. 

A FemAle faz parte da seleção de cervejas sazonais da marca, que já conta com a Braza Hops, produzida com lúpulo brasileiro próprio cultivado pelo Grupo Petrópolis, a Be.Witbier, a Bohemian Pilsner e a Gimme Fire. 

A Black Princess FemAle está disponível durante todo o mês de março, no Bom de Beer, e-commerce do grupo. Conheça mais sobre as ações de Black Princess clicando aqui e do Grupo Petrópolis aqui