Experiência de Marca

Blocos homenageiam 450 anos do Rio de Janeiro

A tradicional Banda de Ipanema, por exemplo, além de prestar uma homenagem à Cidade Maravilhosa, também está em festa, já que comemora meio século em 2015.

Para celebrar o aniversário do Rio de Janeiro, que completa 450 anos no dia 1º de março, diversos blocos decidiram homenagear a cidade durante seus desfiles no Carnaval. A tradicional Banda de Ipanema, por exemplo, além de prestar uma homenagem à Cidade Maravilhosa, também está em festa, já que comemora meio século em 2015.

“Rio, logo existo” é o lema da Banda de Ipanema este ano. “Em 2015 falamos que vamos festejar 500 anos: 50 mais 450, e a principal homenageada é a cidade do Rio de Janeiro.”, conta Cláudio Pinheiro, diretor e um dos fundadores da banda.

Fotos: Divulgação.
banda_ipanema_divulgacao
Foliões do Banda de Ipanema.

O clássico Bola Preta, patrimônio cultural do Rio, não poderia fazer diferente. No mais antigo bloco da cidade, fundado em 1918, o tema deste ano será “Cordão da Bola Preta desfila: Rio, 450 anos de mil maravilhas”.

O bloco teve que mudar seu percurso este ano por conta das interdições na Avenida Rio Branco e vai desfilar pela Avenida Presidente Antônio Carlos, também no Centro.

Camisetas do Bola Preta e do Prata Preta.
Camisetas do Bola Preta e do Prata Preta.

O Desliga da Justiça, famoso por reunir foliões que adoram vestir fantasia de super-heróis, de personagens de desenhos animados e de quadrinhos, também terá o Rio de Janeiro como tema em seu sexto ano de vida. Com o enredo “O amor é cego, surdo, pandeiro e tamborim”, o bloco fará uma declaração de amor ao samba, ao carnaval e à Cidade Maravilhosa.

O Spanta Neném, que faz seu desfile na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da cidade, também vai homenagear o Rio e preparou cinco momentos surpresa durante o desfile, que, obviamente, eles mantêm segredo sobre quais são. Com o enredo “São Sebastião, a benção. Seu chão é firme, a gema é boa. Bate pra sempre no peito do carioca”, eles pretendem arrastar quatro mil foliões.

Já o Prata Preta, que desfila pelas ladeiras da Saúde, na Região Portuária, terá como tema “O Rio de Janeiro continua lindo, 450 anos!” e a camiseta assinada pelo cartunista Aroeira. O Monobloco, que esse ano desfilará na Avenida Presidente Vargas por conta das interdições na Avenida Rio Branco, terá como tema a soma dos 450 anos de Rio com os 15 de bloco.