Duelo criativo

Bob’s responde à ação do Burger King com advogados em tom sarcástico

Ação do Burger King com advogados gera resposta irônica do Bob’s, alimentando debate sobre originalidade no setor de fast food

A rede de restaurantes fast food Bob’s emitiu uma “resposta” à promoção do rival Burger King para advogados: de acordo com a “Ordem dos Advogados do Bob’s”, a marca manifestou-se “[em] solidariedade aos advogados ora associados ao BK, que optaram por reproduzir a cópia da cópia de um produto outrora copiado“.

O tom sarcástico não vem à toa, tirando proveito da mensagem principal da nova promoção do Burger King: nela, advogados que passarem por qualquer BK Drive participante ganharão o novo lanche BK Taste 1.0 de graça, com o slogan de que a refeição não seria uma cópia do “Big Tasty”, do McDonald’s. O “BK” ainda acusa a marca da Arcos Dorados de ter criado o seu lanche em cópia ao Whopper.

Mais além, o Bob’s ainda aproveitou a “cutucada” de sua resposta para “relembrar” os fãs de que, cópia por cópia, nenhuma outra empresa do setor conseguiu reproduzir com fidelidade o sabor do seu milk shake crocante.

Imagem do milk shake crocante do Bob's, usado em resposta para provocar o Burger King
Imagem: Bob’s/Divulgação

Resposta do Bob’s mantém curso de criatividade e irreverência nas propagandas de redes de fast food

Já não é de hoje que a indústria do fast food tem se valido de comerciais e ações de brand experience cada vez mais “ácidas” em relação aos seus concorrentes. O nome mais lembrado nesse tipo de comunicação ainda pode ser o Burger King que, com sua ação com advogados, provocou o Mcdonald’s.

A resposta do Bob’s no entanto, ressalta uma qualidade diferencial nesse tipo de divulgação: o potencial para viralização. Publicada originalmente no Instagram (mas reproduzida em todos os perfis oficiais da rede), até o momento da publicação desta nota, o post do Bob’s já estava perto de 13 mil curtidas.

O tom irônico e a linguagem jurídica do comunicado acabaram por dar um tom mais irreverente, com o Bob’s usando, em sua resposta, diversos termos do “juridiquês”, como “ad perpetuam” (algo que dura por tempo indeterminado) e “data maxima venia” (no meio dos advogados, isso é algo como uma “permissão para discordar” de algo sem desrespeitar a competência de quem falou) acabaram por criar um ar de comédia entre as duas empresas.

Ao contrário do Burger King e seus “advogados”, no entanto, o Bob’s não alavancou nenhuma promoção nova em sua resposta, limitando-se apenas a provocar o rival.Até o momento, apenas o McDonald’s não se manifestou abertamente no embate de criativos.