Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia impactou fortemente a realização das festas de São João no país, afetando direta e indiretamente milhares de trabalhadores que dependiam dos festejos para constituir boa parte da renda familiar.
Por isso, a cerveja Bohemia criou ações para ajudar as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Só em Recife, a marca anunciou a doação de R$ 500 mil aos trabalhadores locais de eventos.
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A verba foi destinada ao Auxílio Municipal Emergencial – AME São João do Recife, e tem o objetivo de apoiar os profissionais que ficaram sem renda com a suspensão das festas juninas.
Desde o início do mês de junho, a marca investe em ações para manter viva a tradição das festas juninas e assegurar renda para os trabalhadores do ciclo.
Em-Campina Grande, Fortaleza e Brasília, foi construída a Vila Bohemia: Um drive-thru de comidas e bebidas que além de ajudar os comerciantes locais ainda destinará parte do lucro para doações de cestas básicas às associações de representantes da cadeia produtiva da festa.
Em um dia especial na semana passada, um cardápio de cuscuz inspirado em Juliette, que é porta-voz de cultura e tradição da marca, incentivou ainda mais a participação das pessoas.
Empreendedor há quase 40 anos, Cleiton Ramos vendia cachorro-quente e tapioca em Campina Grande, na Paraíba, onde acontecem as festas de São João mais famosas do país.
Com o cancelamento dos festejos presenciais, ele é um dos profissionais que hoje vende seus produtos na vila gastronômica da marca e acontece até 4 de julho.
“A pandemia foi um choque. Eu nem acreditei que não teríamos São João. Precisei me reinventar e investir no delivery dos meus pratos. Concordo em não ter festa presencial, entendo o momento que vivemos. Mas não concordava em não comemorar o São João. Então, essa ação veio para ajudar os comerciantes como eu, e também para não deixar nossa cultura morrer.”, conta.
Bohemia ainda criou e apoiou ações de entretenimento como lives de artistas nacionais como Barões da Pisadinha e Dorgival Dantas e famosos regionalmente como Taty Girl e Fulô de Mandacaru, e, brincadeiras virtuais como correio elegante eletrônico e fogueira interativa, além de lançar uma promoção para levar os consumidores de todo Brasil às melhores festas juninas em 2022, já pensando em renovar a presença da marca quando os festejos forem retomados.
Tudo para que o São João de 2021 continuasse vivo para trabalhadores e apaixonados pela festa.
“Mover a tradição valorizando a cultura é uma das principais missões de Bohemia e em um momento como esse significa olhar para o mais importante: as pessoas.”, comenta Tetê Chaves, gerente de Estratégia de Marketing de Bohemia.
Foto: Divulgação.