Boticário preparou a maior campanha de natal de sua história, com aumento de cerca de 30% no investimento em estratégia regionalizada e 70% em ativações e experiências, que acontecem, pela primeira vez, simultaneamente em todos os estados do Brasil.
“Investir em ações regionais é essencial para materializar a narrativa que preparamos esse ano e, principalmente, para fortalecermos nossa conexão com os consumidores. No Natal, uma das datas comemorativas e comerciais mais importantes do ano para nós, o movimento ganha ainda mais força, pois entendemos que cada região tem sua própria maneira de celebrar e de se emocionar”, afirma Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Grupo Boticário.
“Com isso, esse insight nos guiou para um planejamento estratégico e robusto contemplando todos os estados do país, o que nos garante maior proximidade e presença com os consumidores em nível regional”, complementa.
A campanha
A estratégia para a data foi pautada pela crescente valorização, por parte dos consumidores, em experiências que encantem e despertem interesse pelas marcas e suas ações. Para tornar o período de natal ainda mais mágico, a Boticário investiu em 37 ativações físicas, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, oportunidade para os consumidores vivenciarem essa experiência gratuitamente.
O Boticário intensifica sua presença em todo o país, trazendo não apenas experiências físicas imersivas, como também um plano 360° que une o físico e o digital. Além das ações, a marca também teve sua maior produção de audiovisual da história, a campanha “Casa de Vidro”, que aborda a inversão de papeis nas relações familiares e convida à reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas, como uma jornada natural da vida. A estratégia reflete o potencial da data e consolida o Boticário como a marca que transforma cada presente em uma demonstração de carinho e afeto.
Experiências por todo o Brasil
São diversas opções de ativações gratuitas para o público como: o carrossel, a árvore iluminada, o globo natalino, a caixa de presente gigante, o pórtico e o letreiro iluminados. Ação para escrever cartões, experimentação de produtos e distribuição de brindes, na maioria delas com photo opportunity, variando conforme as cidades participantes.
São Paulo e Curitiba são as capitais com maior número de ações. Outras capitais e cidades, que foram selecionadas por sua relevância nos estados e por possuírem grande presença da marca e público, também receberão experiências natalinas para interação dos consumidores locais.
As cidades contemplada com as ativações de Natal da Boticário são:
- No Sudeste: São Paulo (SP), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES);
- No Centro Oeste: Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Brasília (DF);
- No Sul: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Gramado (RS);
- No Nordeste: Camaçari (BA), Recife (PE), Maceió (AL), Itabaiana (SE), Juazeiro do Norte (CE), Imperatriz (MA), Picos (PI), Guarabira (PB), Natal (RN);
- No Norte: Manaus (AM), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Belém (PA).
Para participar das ações físicas, não há nenhum custo para os participantes, apenas dinâmicas que podem variar de ação para ação, mas como opções possíveis o cadastro no Clube Viva – programa de benefícios da marca – ou agendamento prévio via plataforma Sympla.
Confira os destaques de cada região na programação de ativações
Região norte:
– Manaus e Palmas, de 10 a 23/12, teremos pórtico iluminado;
– Belém, de 14 a 23/12, teremos um letreiro iluminado.
Região Nordeste:
– Camaçari, de 05 a 23/12, teremos o carrossel;
– Natal, de 13 a 23/12, teremos pórtico iluminado.
Região Sudeste:
– São Paulo, de 01 a 26 de dezembro, teremos carrossel, globo presente gigante e pórtico;
– Rio de Janeiro, de 06 a 20/12, teremos distribuição de brindes e carrossel;
– Contagem, de 06 a 25/12, teremos carrossel e distribuição de brindes.
Região Centro Oeste:
– Cuiabá, de 11 a 22/12, teremos a caixa de presente grande, com experimentação de produtos e ação para escrever cartões;
– Campo Grande, de 13 a 31/12, teremos pórtico iluminado e carrossel.
Região Sul:
– Curitiba, de 22/11 a 23/12, temos uma roda gigante, a árvore da vida e o túnel de luz;
– Gramado, de 22/11 a 23/12, temos a caixa de presente média, experimentação de produtos e ação para escrever cartões.
**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.