Experiência de Marca

Brahma conectada no segmento country

O mesmo brahmeiro, torcedor e fanático por futebol, também pode ser um guerreiro na arena e no mundo dos rodeios. Para expandir sua visibilidade junto a esse público, a Brahma se uniu a três parceiros e lança o Campeonato Brahma Super Bull PBR. A iniciativa terá participação da Professional Bull Riders (PBR Brasil), Santarena e Canal Rural.

O mesmo brahmeiro, torcedor e fanático por futebol, também pode ser um guerreiro na arena e no mundo dos rodeios. Para expandir sua visibilidade junto a esse público, a Brahma se uniu a três parceiros e lança o Campeonato Brahma Super Bull PBR. A iniciativa terá participação da Professional Bull Riders (PBR Brasil), Santarena e Canal Rural.

A marca quer se conectar com o ambiente dos rodeios e unir os aficionados pelo esporte, por meio de uma competição profissional. “Com o apoio de parceiros que possuem expertise no mundo country, poderemos proporcionar a melhor experiência para o público”, afirma Thiago Levy, gerente nacional de eventos da AmBev.

O torneio estará inserido na maior competição mundial de montaria em touros, organizada pela norte-americana PBR. A previsão é que sejam realizados 50 eventos no Brasil em 2010. Flavio Junqueira, diretor da PBR Brasil, diz que a empresa cuidará estritamente da organização do campeonato. “Já existiam eventos com montarias, mas eram quase que amistosos. Vamos organizar e profissionalizar o esporte”, explica.

Este ano serão realizadas pelo menos 15 etapas ouro do campeonato. São as competições com prêmios mais altos (acima de R$ 70 mil) e que valem mais pontos. O segmento prata terá 35 etapas. Ao final, o competidor com maior pontuação será o vencedor e disputará o campeonato mundial, em outubro na cidade de Las Vegas (EUA), com prêmio de US$ 1 milhão. As competições da série ouro se concentrarão em eventos no Paraná, Interior de São Paulo e Minas Gerais e algumas cidades do Centro-Oeste.

A Santarena ficará responsável pela operação da plataforma, com a parte de logística, distribuição e montagem. “Não estamos criando novos rodeios, apenas podemos dar suporte ao realizador para que o evento tenha um atrativo a mais”, destaca Álvaro Aoas, sócio-diretor da Santarena. “Viemos para posicionar a marca de forma correta no ambiente dos rodeios. E o realizador tem a oportunidade de qualificar seu evento”.

O Canal Rural vai transmitir pelo menos 15 etapas ouro. Com flashes em todos os noticiários e entradas ao vivo, a emissora vai mostrar o andamento das montarias classificatórias e ainda as finais das principais competições. “Já estávamos acompanhando alguns dos eventos da PBR em 2009 e a audiência foi crescendo, por isso o aumento da programação”, frisa.

A relação da Brahma com o ambiente country já dura mais de 30 anos. Na estratégia de comunicação da marca, a plataforma rodeio pode ser comparada a carnaval e futebol. Nos últimos anos a marca esteve presente nos principais eventos regionais e do circuito country com patrocínio e distribuição de bebidas. Em 2009, patrocinou cerca de 200 rodeios em todo o Brasil, assistindo de perto o crescimento da popularidade do esporte, com aumento de público de 20% ao ano, em média.