Experiência de Marca

Brahma leva benfeitorias para o Carnaval de Salvador

Nova patrocinadora do carnaval, marca investe em conforto com centenas de sanitários <em>containers</em> espalhados pelos grandes circuitos, capacitação de 15 mil ambulantes, apoio aos blocos genuinamente baianos e festas nos pólos alternativos.

Brahma leva benfeitorias para o Carnaval de Salvador

O baiano é o grande protagonista do carnaval que a Brahma prepara para Salvador em 2012. Patrocinadora oficial da festa mais democrática do Brasil, a marca prepara uma série de novidades que vai proporcionar mais conforto e diversão para os milhões de pessoas que curtem a temporada de folia.

Em parceria com a OCP e a Prefeitura de Salvador, a Brahma vai capacitar 15 mil ambulantes com novos uniformes, isopores e caixas térmicas. Todos estarão regularizados pelos órgãos municipais e vão atuar no circuito Barra/Ondina e Campo Grande. Para proporcionar mais conforto para os fãs da festa, a marca também vai instalar centenas de sanitários containers nos mesmos circuitos. Em formato diferenciado, as unidades serão equipadas com pia, espelhos e ar condicionado, além de contar com equipe de limpeza e seguranças. Ainda no quesito conforto, para refrescar os milhares de foliões que seguem os trios nos circuitos, a Brahma vai instalar grandes estruturas – as Latas Spray – de 5 metros de altura que vão despejar jatos leves de água na avenida.

“Mais do que o patrocínio da festa, queremos que a Brahma seja uma grande parceira do folião e do consumidor baiano. Procuramos neste primeiro ano de parceria com a prefeitura proporcionar mais conforto para os foliões que curtem por horas a fio a maior festa popular do Brasil. Novos banheiros, ambulantes credenciados e o refresco ao longo do dia são apenas alguns dos projetos que vão proporcionar um pouco mais de comodidade para as centenas de pessoas que circulam pela cidade”, explica Bruno Cosentino, diretor de marketing da Brahma.

Para os baianos

Como a Brahma entende que o Carnaval de Salvador ultrapassa as fronteiras que envolvem os grandes circuitos, a marca também vai revitalizar os pólos alternativos, criados pela prefeitura, nos bairros de Plataforma, Cajazeiras, Piatã, Itapuã, Liberdade, Periperi, entre outros.

Novos bares e palcos prometem agitar a festa.  Para embalar a temporada, nada mais natural para a Brahma, que com orgulho realiza uma festa focada no folião da região, do que apoiar os grandes músicos genuinamente baianos. Em 2012 são parceiros da marca músicos e bandas como Timbalada, Olodum, Aviões Elétrico, Ilê Ayê, Jau, Muquiranas, blocos associados ao Unesamba, dentre outros. Além disso, a marca patrocina camarotes como o de Daniela Mercury, Ilê Eva, Pier 345, Pra Você, entre outros.

Alexandre Magno, Claudio Tinoco, Denny, Bruno Consentino e Nizan Guanaes.

“Sabemos que o Carnaval de Salvador se concentra nos dois grandes circuitos, mas que festas genuínas estão nos arredores do grande epicentro. E é por isso que a Brahma também vai auxiliar na revitalização desses pólos e apoiar os blocos e grupos símbolos de Salvador porque entendemos que nosso maior patrimônio e o maior patrimônio da festa é o próprio baiano”, reitera Alexandre Magno, diretor regional da Ambev. Para fechar, haverá ao longo dos circuitos cinco grandes postos de coleta de reciclagem, além de 2.000 catadores devidamente uniformizados. 

PipocaAÊ! 

Já que o suingue da Bahia é a grande inspiração para a Brahma em 2012, a cerveja investiu numa comunicação inspirada na marca registrada no Carnaval de Salvador: o ‘pipocar’ festivo e divertido das centenas de pessoas que circulam pela festa. Batizada de “PipocaAê”, a campanha criada pela agência Africa – de Nizan Guanaes – conta com comercial de 30 segundo, jingle para rádios, outdoors, backlights e taxidoor, com 500 carros com mensagens de consumo responsável do álcool. Brahma e Bahia Em novembro de 2011, a Ambev/Brahma venceu a concorrência promovida pela Saltur (Empresa Salvador Turismo), por intermédio do consórcio OCP/Mago, e se tornou patrocinadora oficial do Carnaval de Salvador.

A Ambev, detentora da marca, passou a ser responsável pela cota sênior de bebidas, investindo na estrutura oficial da festa R$ 4,9 milhões, valor 25% maior que o negociado em 2011.

A volta em grande estilo à festa mais celebrada de Salvador incrementa os investimentos da Brahma na região.  A segunda maior marca de cerveja do Brasil já fazia parte da festa nos últimos anos com patrocínio de blocos e camarotes, mas agora em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador amplia sua atuação. Além disso, a Brahma intensificou significativamente a relação com o consumidor local no último ano. Patrocinadora dos dois maiores clubes de futebol da região, o Bahia e o Vitória, a marca tem realizado uma série de ações para os torcedores como bares temáticos, latas personalizadas e festas para torcida. 

 A região também foi palco da primeira edição da Taça Brahma de Futebol, campeonato interbairros que contou com a participação de 24 clubes amadores em 10 campos de futebol das comunidades da cidade. Foi a Brahma também que levou para a Bahia a primeira grande festa de peão do Nordeste, o Juazeiro Rodeio Music com o maior campeonato de montaria em touros do país, o Brahma Super Bull PBR, além da região ter sido a porta de entrada para a Brahma Fresh no nordeste, cerveja criada especialmente para as regiões mais quentes.