Experiência de Marca

Brand Finance aponta as marcas mais valiosas do futebol

O Real Madrid acaba de comemorar o título da Liga dos Campeões, mas é o Bayern de Munique, campeão europeu do ano passado, quem possui a marca mais valiosa do mundo do futebol em 2014.

Real Madrid acaba de comemorar o título da Liga dos Campeões, mas é o Bayern de Munique, campeão europeu do ano passado, quem possui a marca mais valiosa do mundo do futebol em 2014.

O clube alemão teve avaliação de US$ 896 milhões, quase R$ 2 bilhões, e se manteve no topo da lista divulgada pela consultoria inglesa Brand Finance. Os merengues aparecem na segunda colocação, e, entre os brasileiros, o melhor colocado é o Corinthians, 35ª na lista.

bayern-de-muniqueApesar de ainda ser o mais valioso do Brasil, o Timão perdeu posições na lista. No ano passado, após a conquista da Libertadores e do Mundial de 2012, o clube do Parque São Jorge chegou ao 19º lugar, com a marca avaliada US$ 103 milhões (R$ 228 milhões). Na nova relação, o valor ficou em US$ 87 milhões (R$ 193 milhões). O Santos (em 46º lugar), o São Paulo (48º) e o Flamengo (49º) também aparecem na lista.

O Bayern já era o clube com a marca mais valiosa no ano passado, quando ultrapassou o Manchester United, e viu o valor aumentar no novo estudo: de US$ 860 milhões (R$ 1,90 bilhão) para US$ 896 milhões (R$ 1,98 bilhão).

O clube inglês caiu mais uma posição este ano e agora aparece em terceiro, com a marca avaliada em US$ 739 milhões (R$ 1,64 bilhão). O Real é o segundo, com US$ 768 milhões (R$ 1,70 bilhão), enquanto o Barcelona aparece em quarto (R$ 1,38 bilhão).

O Paris Saint-Germain, que no ano passado era apenas o 24º, deu um salto para a 10ª posição. O valor da marca era estimado em US$ 85 milhões (R$ 188 milhões) em 2013. E cresceu para US$ 324 milhões (R$ 719 milhões), segundo a pesquisa.

Já o Milan perdeu lugar no top 10: o valor diminuiu de US$ 263 milhões (R$ 583 milhões) para US$ 236 milhões (R$ 523 milhões), o que fez o clube italiano cair para 14º na lista.

Confira a lista com os valores de cada marca

1. Bayern de Munique – US$ 896 milhões (R$ 1,98 bilhão).
2. Real Madrid – US$ 768 milhões (R$ 1,70 bilhão).
3. Manchester United – US$ 739 milhões (R$ 1,64 bilhão).
4. Barcelona – US$ 622 milhões (R$ 1,38 bilhão).
5. Manchester City – US$ 510 milhões (R$ 1,13 bilhão).
6. Arsenal – US$ 505 milhões (R$ 1,12 bilhão).
7. Chelsea – US$ 502 milhões (R$ 1,11 bilhão).
8. Liverpool – US$ 469 milhões ( R$ 1,04 bilhão).
9. Borussia Dortmund – US$ 327 millhões (R$ 726 milhões).
10. Paris Saint-Germain – US$ 324 milhões (R$ 719 milhões).

Os melhores brasileiros da lista:

35. Corinthians – US$ 87 milhões (R$ 193 milhões).
46. Santos – US$ 58 milhões (R$ 128 milhões).
48. São Paulo – US$ 54 milhões (R$ 119 milhões).
49. Flamengo – US$ 50 milhões (R$ 111 milhões).