Experiência de Marca

Revista britânica destaca viagens no Brasil

O informe  destaca um estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as perspectivas para o setor do turismo de negócio brasileiro.

O Brasil deverá ultrapassar em dois anos a Itália, a França e o Reino Unido em viagens de negócios, importante segmento do turismo. Quem diz isso é a revista The Economist, de Londres. O informe  destaca um estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as perspectivas para o setor do turismo de negócio no Brasil.

O texto destaca que o país vive um ótimo momento no turismo doméstico, que neste ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões. “Atualmente, as viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no segmento negócios. Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no horizonte, novas oportunidades vão aparecer e mais empresas devem se interessar por esse mercado”, afirma a nota da Economist.

O estudo avalia que, nos próximos dois anos, o Brasil deve superar Itália, França e Reino Unido no mercado de turismo de negócios. Um dos indicativos de sucesso no mercado de negócios e eventos é a participação do Brasil no ranking da Associação de Congressos e Convenções (Icca, pela sigla em inglês).

Em seu último relatório, a instituição apontou que o Brasil subiu duas posições no ranking, passando de nono para sétimo colocado – sendo o único da América Latina entre os 10 primeiros colocados.

Ao todo, o país recebeu, em 2011, 304 eventos classificados como internacionais segundo os critérios da Icca – o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, quando foram realizados 275 eventos. Desde 2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da divulgação do destino Brasil, o número de eventos ICCA foi multiplicado por cinco.

Outro sinal da expansão do mercado de viagens de negócios é a captação da feira britânica World Travel Market Latin (WTM), para o Brasil. Em abril deste ano, pela primeira vez ela será realizada, em São Paulo, como World Travel Market Latin America, um evento voltado para operadores que promovem a América Latina para o mundo e o mundo para América Latina.

A WTM Latin America será realizada anualmente na capital paulista,  e contribuirá com o volume de negócios para o setor de Viagens e Turismo, bem como para o posicionamento do continente latino americano como uma das regiões mais importantes do mundo.