O Tomorrow Awards premiou, no dia 15/11, em Amsterdam, cinco projetos reconhecidos como inovadores no contexto do marketing e da tecnologia. Entre eles, infelizmente, nenhum brasileiro.
Ignacio Oreamuno, fundador do Tomorrow Awards, explica que “os trabalhos premiados demonstram a mudança radical que está ocorrendo na indústria do marketing. Eles falam não apenas o presente, mas também trazem uma visão para o futuro das possibilidades de interação entre marcas e consumidores, por meio do marketing e da tecnologia.”
No topo dos conceitos premiados, a grande estrela é a experiência proporcionada por ações bem articuladas de marketing promocional.
No shortlist, excelentes projetos brasileiros, holandeses, canadenses, japoneses e suecos, que foram votados tanto pelo júri, quanto pelo público, porém, nenhum levou prêmios para casa. Os cases brasileiros finalistas foram:
- Ferrorama, da DM9DDB.
- Drunk Valet, para o Bar Aurora; Lift & Laugh, para a Fanta; Live Frog, para a Allianz; Whooper Face, para o Burger King; e Parental Control, para a Bandsports, todos da Ogilvy Brasil.
- Ação experiencial para o Banco do Brasil sobre o filme Rio, chamada hand-gliding, da agência Morphy, onde era possível fazer um voo virtual de paraglider pelas cenas da animação.
Os EUA dominaram a competição deste ano, levando quatro, dos cinco troféus. Já o quinto prêmio da noite foi para o Reino Unido. Confira os cases premiados – clique nos títulos para visualizar os detalhes (em inglês):
Skype in the Classroom, Made by Many (UK)
O projeto Skype in the classroom (Skype na sala de aula) tornou possível que mais de 17 mil professores levassem a tecnologia para dentro das salas de aula dando uma nova perspectiva à educação com investimentos baixíssimos.
Halo Reach, AKQA (EUA)
Para celebrar o lançamento do game Halo Reach, a Xbox criou uma instalação de arte colaborativa com o apoio da sua comunidade online. Durante 20 dias, cada pessoa podia visitar o site RememberReach.com e criar um ponto de luz em memória aos heróis do Reach.
What Do You Love, Big Spaceship / Google Creative Lab (USA)
“What Do You Love?” (O quê você ama?) convida os usuários a aprenderem algo novo sobre as suas coisas favoritas com a ajuda dos inúmeros serviços Google.
HypoSurface, Mark Goulthorpe (inventor) USA
HypoSurface é, literalmente, uma tela em movimento. Trata-se de um novo e poderoso meio que apresenta uma arquitetura dinâmica imersiva, abrindo novas frentes para as formas de conectar a informação e seus formatos. Este projeto foi considerado um precursor de uma nova e radical fluidez para as ideias e conteúdos.
Les Paul Google Doodle, Google Doodle Team & Google Creative Lab (USA)
O Les Paul Doodle foi lançado no dia 9/06/11 e se tornou o mais popular doodle até o momento. Sua principal característica é o compartilhamento de músicas, e esta tornou-o o primeiro “social doodle”. Em apenas 48 horas, 40 milhões de músicas foram gravadas apenas nos EUA, o equivalente ao que a indústria da música produz em cerca de 5 anos.
Mais detalhes estão disponíveis no site do Tomorrow Awards.