O sexto Festival Brasil Ride, realizado entre o fim de maio e início de junho, reuniu 4.000 competidores entre ciclistas e corredores, nas disputas da Road Brasil Ride, Warm Up Pro e Sport e da etapa de outono da Trail Run Series.
Além de levar os atletas a testarem os seus limites, nas trilhas e estradas de terra e asfalto da bela paisagem da Cuesta Paulista, o evento cumpriu seu papel de transformação sócio-econômica nos municípios de Pardinho e Botucatu. Da dupla de atletas apoiadas pelo Instituto Brasil Ride, Luísa Silveira e Larissa Brasa, até o crescimento de 30% na participação dos atletas locais, entre outras histórias, todas evidenciam a importância do Festival para a região.
Dos 4.000 participantes da sexta edição, 1.400 foram atletas de Botucatu e cidades próximas, entre ciclistas e corredores. Um aumento de 30% em relação a 2017, quando pouco mais de 1.000 atletas eram inscritos oriundos da região.
"A Brasil Ride tem proporcionado uma grande visibilidade das nossas estradas e das belas paisagens da Cuesta de Pardinho, única no estado. O evento nos ajudou muito para o reconhecimento do nosso município, como 'Cidade Top Destinos' categoria Turismo de Esporte 2018. Estendo minha saudação e o meu agradecimento a todos os setores da administração, que contribuíram direta ou indiretamente para a conquista de mais essa certificação para a nossa querida cidade.", destacou o prefeito de Pardinho, Dito Rocha.
Com a rede hoteleira de Botucatu praticamente lotada no fim de semana do feriado prolongado de Corpus Christi, os atletas tiveram de buscar soluções para se hospedar na cidade e assim poderem disputar o Festival. Esse foi o caso de Valéria Andreoli e Adrian Salvetti, participantes da dupla mista no Warm Up Pro, e de Josiane Gutierrez. Os três, juntos com seus familiares, hospedaram-se na casa de uma botucatuense, Cláudia Gabriel, que trabalha na Secretaria de Educação Municipal.
"Apesar de não ser ciclista, o que sei da Brasil Ride é que o evento movimenta a cidade, tanto culturalmente, quanto em termos financeiros e do ponto de vista da promoção da saúde e do esporte", contou Cláudia Gabriel. "A ideia de ter hóspedes em casa surgiu em uma conversa com uma amiga, que me disse que os hotéis estavam lotados e que havia um grupo sem acomodação. Sempre fui uma pessoa empreendedora e encarei isso como um trabalho extra. Fiz o contato com uma das atletas, a Valéria Andreoli, mandei fotos da minha casa, que é bem grande e espaçosa. Combinamos direito e acredito que saiu mais acessível para eles.", completou Cláudia.
Vindo de São Roque, o grupo recebido por Cláudia contou com oito pessoas, entre atletas e seus familiares. "Fiquei bastante satisfeita com essa experiência. Eram pessoas extremamente educadas e organizadas. Tiveram total respeito com minha casa e minhas coisas. Acredito ter sim ajudado com a acolhida, assim como fui beneficiada por tê-los como hóspedes.", disse Cláudia.
O prefeito de Botucatu, Mário Eduardo Pardini Affonseca, admitiu que o evento superou suas expectativas, diante do momento em que foi realizado.“Mais uma vez o Festival Brasil Ride foi um grande sucesso e superou nossas expectativas. Fizemos uma grande força-tarefa para preparar a cidade para receber os atletas de fora, especialmente neste momento de crise de abastecimento. Graças às ações adotadas, não houve problemas e todos os visitantes saíram satisfeitos mais uma vez. Temos que agradecer a oportunidade de sediar um evento grandioso como este, que trata o meio ambiente do município com muito respeito e traz receitas para os setores de hotelaria, alimentação e muitos outros.”
Incentivo ao ciclismo feminino
O Warm Up Sport teve em ação duas jovens atletas que fazem parte da equipe de apoio ao ciclismo feminino do Instituto Brasil Ride. Luisa Silveira, de 13 anos de idade, e Larissa Brasa, de 21 de idade. As ciclistas de Botucatu foram campeãs nas suas categorias.
"Comecei a pedalar com meus pais nas trilhas da região, porque eles tinham medo de me deixar pedalar na rua. Desde então, quando eu tinha oito anos, passei a pedalar sempre.", contou Luisa. "Foi sofrido percorrer esses 70 km, mas de uma forma boa. Gosto de fazer e estou me esforçando, o que é bom.", completou.
Mais experiente, Larissa Brasa comentou a respeito do apoio do Instituto Brasil Ride. "Desde o início do ano temos o projeto que o Mario Roma está fazendo para desenvolver o ciclismo, voltado para atletas femininas. Esse apoio nos ajuda bastante, porque é um incentivo a mais para seguir treinando diariamente o mountain bike", disse Larissa. "Tento sempre dar dicas para a Luisa, assim como o Mario que nos ajuda sempre.", concluiu.
Os novos patrocinadores
O Festival Brasil Ride marcou a estreia de duas empresas patrocinadoras do evento. A fabricante de bicicletas, Specialized, e a montadora de veículos, Mitsubishi. O presidente no Brasil, João Firmo, comentou sobre este primeiro contato com a Brasil Ride.
"Nosso objetivo com esta parceria era ter a oportunidade de estar ao lado de um grande evento, que tem uma qualidade muito boa. Ano após ano podemos ver que não só é mantido, quanto aumenta o nível das competições realizadas. Queríamos encontrar uma parceria em que pudéssemos estar ao mesmo nível.", contou João Firmo.
"Estivemos presentes no Festival para estar próximos das pessoas e mostrar o que é a nossa marca. Conhecerem nosso produto e interagirem com a nossa equipe em um espaço agradável para desfrutar do momento. Acredito que o resultado foi muito positivo.", destacou Firmo, que pedalou dos dois primeiros dias do Warm Up Pro.
A Specialized montou um grande "lounge" na praça principal de Botucatu, ao lado da Catedral, para receber os ciclistas e moradores que quisessem conhecer seus produtos.
Quem também competiu no evento foi o gerente de comunicação da Mitsubishi, Fernando Solano. Junto com um grupo de amigos, Solano disputou o Warm Up Sport e a Trail Run.
"Nunca tinha feito uma prova de ciclismo, apesar de eu andar de bicicleta há muitos anos, seja na speed ou na mountain bike. Foi bem bacana, com uma organização sensacional, em um percurso desafiador, mas na medida certa. Em nome da Mitsubishi agradeço e parabenizo ao Mario Roma e a todos da organização da Brasil Ride. É uma honra e prazer para nós, estarmos juntos deste evento.", avaliou Fernando Solano.