Verdadeira febre entre os jovens, os vídeos postados na internet acabam de ganhar um festival inédito no Brasil – o 1º Movieflex Festival – que irá contemplar, dar espaço para a geração do mundo digital e distribuir R$ 100 mil em prêmios aos filmes vencedores.
Iniciativa da 18 Cinema e Marketing, o festival está com inscrições abertas e irá divulgar os finalistas no último final de semana de outubro, em exibições com direito a “tapete vermelho” em salas de cinema com a presença do júri e do público.
Extremamente democrático, o festival Movieflex é aberto para todos os tipos de vídeos, independente da duração, tema ou aparelho usado para a captação de imagem. Podem participar desde brincadeiras, paródias, produções sérias, panfletos culturais e políticos, animações e vários outros gêneros.
Os organizadores apostam em uma grande adesão ao festival da chamada Geração Y, que nasceu, cresceu e chega ao mundo adulto pensando digitalmente pelas tecnologias proporcionadas pela internet: o mundo da web, notebooks, tablets, smartphones, do 3G, iPod, Skype, YouTube, Facebook, Google, Twitter e muitas outras marcas e soluções.
“Trata-se de uma geração que criou novos conceitos e estilos de vida, e principalmente uma forma nova de processar a mente, a memória, a associação de ideias e a percepção de mundo”, enfatiza o diretor de cinema e jornalista Sérgio Lerrer, fundador da 18 Cinema e Marketing.
Totalmente avesso a rótulos e limitações, o 1º Movieflex Festival não é amador, semiamador ou profissional. Ele é voltado para todos, com objetivo de oferecer um ambiente de renovação, de criatividade e compartilhamento técnico, que representa a sociedade moderna. A prioridade do festival é a celebração do audiovisual como força de expressão e reinvenção de moda, comportamento e livre pensar.
Todos os vídeos inscritos poderão ser conferidos e votados no hotsite e no canal do festival no YouTube. São dois os critérios levados em conta para a pré-seleção e etapa final nos cinemas: os filmes mais clicados no site ganharão peso de 30% em seu critério de escolha, sendo que o mais votado receberá uma “Menção Especial” no dia de premiação.
Os 70% restantes de peso para a escolha caberão à comissão de pré-seleção do festival, que levará em conta aspectos como surpresa temática, contundência narrativa, idéia original, inovação temática, inovação técnica, capacidade intelectual, êxito narrativo e êxito de comunicação.
Os vídeos selecionados para a final serão apresentados nos dias 28, 29 e 30/10, em exibições nas novas salas de cinema do Circuito Espaço Unibanco/Arteplex no bairro Granja Viana, na Grande São Paulo, com a presença do público e do júri, este composto por críticos de cinema, jornalistas e profissionais da área de audiovisual.
Os vídeos vencedores do 1º Movieflex Festival dividirão R$ 100 mil em prêmios, a serem entregues em dinheiro, veículos, passagens aéreas e estadas, cursos de qualificação, equipamentos e mercadorias.
O festival contará com prêmios para diversas categorias, como: voto popular; prêmio especial do Júri, criatividade, direção, elenco, e os melhores nos seguintes temas: social; sustentabilidade; esportes; paródia; animação; besteirol; filme diário; musical; filme feito com celular; comédia; flagrante; produção de galera; jornalismo, entre outros.
Após o festival, os vídeos ganhadores terão direito a toda a fama a que têm direito, pois percorrerão o Brasil na mostra itinerante Movieflex que será apresentada nas capitais brasileiras, serão apresentados nas TVs por assinatura e, claro, na internet.
As inscrições para o 1º Movieflex Festival podem ser feitas até o dia 15/09, pelo hotsite. É cobrada uma taxa de inscrição de R$ 100,00 por vídeo. Vale lembrar que as obras inscritas podem ser de qualquer tempo e época, não precisando necessariamente terem sido realizadas recentemente.