É possível que você nunca venha a ganhar um Oscar ou um Grammy, mas há chances de que seja premiado internacionalmente por algo – seus tweets. O Shorty Awards são a primeira premiação mundial de melhores twitters, baseada no conjunto da obra, e não em um tweet específico.
É o segundo ano do prêmio. Até fevereiro, qualquer um pode indicar candidatos para uma das 27 categorias do Shorty. O método é bem apropriado – é preciso enviar um tweet dizendo I nominate @TwitterUser for a Shorty Award in #category because… (Eu indico @usuário para um Shorty Award na #categoria porque…). As justificativas são obrigatórias: sem ela, o voto não é computado. O difícil é justificar no pouco espaço que sobra.
Outra coisa divertida é a possibilidade de criar categorias na indicação e, se ela se tornar se tornar popular, a comissão a adota como oficial. Entre as já oficiais, estão Marca, Publicidade e Aplicativos, Serviço ao Consumidor, Saúde, Comida, Inovação e Esquisito.
Brasileiros na Disputa
João Mattar, professor dos cursos de Design Digital, Design de Games, Ciência da Comunicação e Sistemas de Informação da Universidade Anhembi Morumbi, é o único finalista brasileiro na categoria educação da 2º edição do Shorty Awards. Ele está neste momento em segundo lugar, entre mais de 700 concorrentes do mundo todo.
Participante da rede desde 2007, Mattar faz parte da equipe de professores do projeto de rede sociais da Anhembi Morumbi, que atualmente reúne 39 twitters, dos quais 37 são de carreiras, um sobre empregos e um institucional da Universidade. Para o professor, Twitter hoje é uma ferramenta de uso pessoal e profissional consolidada, fator que a transforma em um importante meio para diversas pessoas. “Já utilizei a rede como plataforma para congressos, ferramenta de marketing, ambiente de aprendizagem, entre outras funções, e em todos os casos os resultados foram muito positivos”, explica o professor.
Em outras categorias, há mais três brasileiros entre os cinco primeiros: Paulo Messina, vereador no Rio de Janeiro; William Bonner; Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. A cerimônia que anunciará os vencedores será em Nova York, no mês de março.