Os fãs brasileiros da música compareceram a 2,57 festivais e 2,38 shows no ano passado, em média, de acordo com novos dados divulgados pelo estudo Panorama Mapa dos Festivais 2024, patrocinado pelo Promoview.
As informações servem para ressaltar o volume de engajamento do público nacional quando o assunto é música: seja shows unitários, como as apresentações de Bruno Mars e (logo menos) Lady Gaga; ou festivais com lineups robustos, como o Lollapalooza e o The Town, é certo que a bandeira verde-amarela estará lá.
Entre “nenhum” e “mais de 6”, brasileiros em shows sinalizam oportunidades para marcas
De acordo com os dados da pesquisa, o número médio de “quase três” pode marcar um crescimento de interesse às marcas. É sabido que os brasileiros tendem a ser facilmente engajados em redes sociais, e ativações em festivais e shows costumam levar esse aspecto jovial em mente.
No ano de 2024, isso ficou ainda mais evidente: em meio a realizações como Rock in Rio e Lollapalooza, os respondentes do estudo afirmaram ter ido a até seis oportunidades musicais no país. Embora estes representem a menor parte das informações, o número ainda é expressivo, se considerarmos demandas de logística e preços de ingressos.
- Festivais
- Mais de 6: 1%
- 6 festivais: 2%
- 5 festivais: 7%
- 4 festivais: 8%
- 3 festivais: 18%
- 2 festivais: 26%
- 1 festival: 35%
- Mais de 6: 6%
- 6 shows: 3%
- 5 shows: 5%
- 4 shows: 9%
- 3 shows: 14%
- 2 shows: 20%
- 1 show: 30%
- Nenhum: 2%
Brasileiros querem estruturas engajadoras em festivais
“A gente sabe que festival tem perrengue, mas boa infraestrutura é hoje o fator mais decisório para escolher ir a um festival — com o dobro da importância de ‘ter meu artista preferido’ e até mesmo o ‘preço do ingresso’”, diz trecho da pesquisa.
A premissa indica que, mais até do que o line up de um festival, ou qual artista comanda o show, os brasileiros comparecem a eventos musicais pela experiência — e é neste ponto que o potencial para marcas se destaca.
Somente no Lollapalooza deste ano, mais de 20 marcas montaram estandes e alavancaram ativações para o público que compareceu ao festival no Autódromo de Interlagos.
Além disso, ainda em 2025, já estão marcadas ocasiões para todos os fãs da música: shows singulares incluem System of a Down, Lady Gaga e Linkin Park, para citar alguns exemplos, enquanto o já mencionado The Town terá nova edição em setembro.
Neste aspecto, as marcas podem se destacar com diversas ações de relacionamento.