As comemorações pela Semana da Pátria começaram no dia 31 de agosto em Brasília, com a “Exposição da Independência”, realizada pelas Forças Armadas na Praça dos Três Poderes. A mostra trouxe diversos artigos como viaturas e equipamentos militares usados em missões.
A exposição foi montada pela Marinha, Aeronáutica, Exército, Corpo de Bombeiros e pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Um dos atrativos foi o veículo “Astros 2020”, equipamento de guerra.
Fotos: José Cruz/Agência Brasil.
“As pessoas têm curiosidade sobre o poder de fogo do Astros, que pode chegar a 90 quilômetros de alcance, com uma área de ação de 16 quilômetros quadrados de destruição”, afirma o capitão Darlan Sena, da Comunicação Social do Exército.
O Exército destinou ao público um espaço para manusear equipamentos e interagir com cavalos do grupamento. O evento também ofereceu atividades para as crianças, como desenhos, pinturas e teatro de fantoches.
Para o capitão-tenente fuzileiro naval Alexandre Motta afirmou que a medida tem o objetivo de informar aqueles que têm interesse em saber como ingressar nas Forças Armadas, conhecer as atividades e as funções de cada grupamento.
No espaço da Marinha, foram expostas maquetes de navios e aeronaves de guerra. Veículos blindados que participam de operações de pacificação em favelas do Rio de Janeiro foram outra atração.
A Força Aérea levou um helicóptero de salvamento que foi utilizado em uma missão de paz no Haiti. As crianças também puderam tirar fotos com os como pilotos.
Troca da Bandeira
A exposição aconteceu no mesmo espaço onde ocorre a cerimônia de substituição da Bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes. A atividade é realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, mas foi antecipada devido às atividades de 7 de Setembro.
A troca da bandeira foi comandada pela Marinha e teve acompanhamento musical do Corpo de Fuzileiros Navais. A banda marcial utilizou as tradicionais gaitas de fole, recebidas como presente da Rainha da Inglaterra em 1951.
Com 14 metros de largura e 20 de comprimento e 280 metros quadrados, o Pavilhão Nacional da Praça dos Três Poderes é o maior do país. A nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão.