Experiência de Marca

Brilha Porto Alegre vem com novidades neste Natal

A abertura do evento com a já tradicional chegada do aventureiro Papai Noel, que faz rapel na chaminé do Shopping Total, é só uma prévia do calendário das atrações.

Um mês de programação que envolverá apresentações artísticas, campanhas de solidariedade e iluminação de pontos turísticos deve trazer o espírito natalino a Porto Alegre — e um incremento de cerca de 5% no varejo da Capital gaúcha.

Brilha Porto Alegre de 2014, uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindilojas e o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), será lançado em 28 de novembro com um objetivo claro para este e os próximos anos: promover a cidade como um destino turístico no Natal.

A abertura do evento com a já tradicional chegada do aventureiro Papai Noel, que faz rapel na chaminé do Shopping Total, é só uma prévia do calendário das atrações.

Foto: Valdir Friolin.
Papai Noel chegando de rapel é uma das atrações do Brilha Porto Alegre.
Papai Noel fazendo rapel é uma das atrações do Brilha Porto Alegre.

Entre exposições, mostras de presépios, concertos e contação de histórias, a grande novidade desta edição do Brilha Porto Alegre é a sessão de projeção mapeada em 3D na Usina do Gasômetro.

É como se as paredes do cartão-postal de Porto Alegre virassem uma tela de cinema. Espectadores poderão assistir a uma história de Natal, que aproveitará a arquitetura do prédio e provocará ilusões de óptica.

Até 28 de dezembro, o verão porto-alegrense terá ainda ares de Polo Norte na beira do Guaíba: toda a noite, uma fina neve cairá em parte do estacionamento do Gasômetro.

Com o roteiro pensado para todas as idades, o objetivo dos organizadores é incluir Porto Alegre na rota dos cerca de 1,6 milhão de turistas que chegam ao Estado nesta época do ano para vivenciar as experiências do Natal Luz em Gramado — de acordo com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias, vindos em sua maioria de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Pretendemos que cada pacote de operadoras de turismo inclua um dia em Porto Alegre. Que o visitante se hospede na nossa rede hoteleira, veja esta parte lúdica da cidade e então vá para a Serra, com a qual não queremos competir, mas convergir.”, afirma Gustavo Schifino, presidente da CDL.

A expectativa é de crescimento de 15% no varejo nos próximos três anos, o que representa aproximadamente R$ 65 milhões. Mas os benefícios não devem ficar restritos ao comércio e aos turistas. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, tem certeza que a cidade iluminada trará também um brilho a mais a cada porto-alegrense: “A data do Natal é significativa para todos nós. O Brilha Porto Alegre não tem dono. É da cidade, é da comunidade. Faremos uma corrente, porque todos devem ter uma cidade mais humana e todos se sentirão mais fraternos no Natal.”, lembra Kruse.

Henry Chmelnitsky, presidente do Sindpoa, comemora a adesão de sua entidade ao Brilha Porto Alegre de 2014. Segundo o dirigente, a Capital gaúcha deu exemplo de receptividade na Copa do Mundo e agora deve se tornar também um ponto de parada no Natal.

“A união dessas três entidades que representam o comércio varejista em diferentes áreas é o início de muitas outras ações que vão trazer benefícios ao cidadão de Porto Alegre. O Brilha Porto Alegre visa que, ao longo do tempo, Porto Alegre seja uma cidade valorizada pelos seus parques, museus e monumentos.”, declara Henry.

 

banner outpromo