Experiência de Marca

Por que investir em brindes promocionais?

Segundo uma pesquisa da Ipsos Brasil, os brindes são a terceira forma de promoção mais atraente entre os consumidores da América Latina, ficando atrás apenas dos conhecidos "Leve três e pague dois", e do "Leve mais pelo mesmo preço".

Ah! os brindes. Quanta magia e encantamento eles possuem. A cada ano que passa eles ficam mais tecnológicos, mais sustentáveis, porém, independentemente da forma como são feitos, não resta a menor dúvida de que é sempre bem vindo e aceito por todos.

As formas tradicionais de ativação de marca são eficazes, porém, nenhuma delas tem a magia que o brinde tem. Para quem o ganha, a sensação é de que foi feito especialmente para ele.

É por isso que as marcas e empresas precisam investir em uma forma de marketing muito popular e eficaz não só no Brasil, mas também no mundo: os brindes promocionais.

O relógio digital movido a água foi eleito pelo Promoview, o "Gift do Ano" em 2010.
O relógio digital movido a água foi eleito pelo Promoview, como “Gift do Ano” em 2010.

Esses produtos mantém o logotipo e informações de contato em frente ao consumidor por muito tempo e por uma fração do custo. Além disso, esse tipo de estratégia permite que a marca focalize em públicos específicos, por meio da criação de brindes direcionados.

Segundo uma pesquisa da Ipsos Brasil, os brindes são a terceira forma de promoção mais atraentes entre os consumidores da América Latina, ficando atrás apenas dos conhecidos “Leve três e pague dois”, e do “Leve mais pelo mesmo preço”.

Também em 2010 a Coca-Cola presenteou suas consumidoras com esmaltes e brilhos labiais exclusivos da marca.
Também em 2010 a Coca-Cola presenteou suas consumidoras com esmaltes e brilhos labiais exclusivos da marca.

A promoção por intermédio de brindes é eficaz porque prende repetidamente a atenção para o logo em questão e slogans, além de construir uma opinião do público a respeito da marca.

A combinação de marketing direto com produtos promocionais é incrivelmente eficaz porque produz uma interação pessoal com potenciais consumidores.

Além disso, também no mesmo ano, a marca também montou um painel gigante feito com garrafas de Coca-Cola Light. Por meio de uma webcam os passantes escolhiam uma das 15 mil embalagens e com sorte, recebia um prêmio exclusivo.
A Coca-Cola montou um painel gigante feito com garrafas de Coca-Cola Light. Por meio de uma webcam os passantes escolhiam uma das 15 mil embalagens, e, com sorte, recebiam um prêmio exclusivo.

Ainda segundo a pesquisa da Ipsos, cerca de 66% dos compradores que adquiriram produtos com brindes acreditam que vale a pena pagar mais pela marca e 61% aumentaram as compras do respectivo item.

Já o McDonald's usou, em 2010, uma abordagem simples mas criativa, transformando um porta-guardanapos em um calendário.
Já o McDonald’s usou uma abordagem simples, mas criativa, transformando um porta-guardanapos em um calendário.

Isso mostra que, ao ganhar um produto de divulgação, os consumidores acabam prestando atenção nos valores que a marca quer passar e na maioria das vezes se identificam com eles, o que incentiva a compra de mais itens dela.

Além disso, esse tipo de estratégia não custa caro. É uma ferramenta do marketing promocional que desde pequenas farmácias de bairro até multinacionais podem investir e aproveitar deste tipo de exposição da marca.

Final de Ano Movimenta o Mercado de Brindes Promocionais

Pesquisa desenvolvida pela Forma Promocional, empresa especializada em guias, sites e feiras de negócios voltados ao setor, aponta que 40% das empresas aumentam os recursos em ações promocionais no último trimestre do ano.

“O setor está reagindo bem e a previsão é de crescimento no terceiro e quarto trimestres, compensando, em parte, o movimento do primeiro semestre que foi bastante tímido. Além disso, nessa época, a organização de festas de confraternização constitui forte incentivo à demanda de brindes, bem como das ações promocionais e de relacionamento das empresas. Após a realização da Copa do Mundo o mercado tem evoluído mês a mês. Este cenário nos dá expectativas positivas de crescimento para o fechamento de 2014.”, explica Auli De Vitto, CEO da Forma Promocional.

A pesquisa realizada com clientes da empresa mostra ainda que os produtos mais procurados são: brindes (48,28%), serviços para eventos (13,22%) e presentes corporativos (12,64%), entre outros.

Os principais alvos das ações promocionais são os clientes corporativos, citados em 41,18% dos casos. Na sequência, vêm a equipe interna de funcionários, 28,24%; o consumidor final, 17,65%; distribuidores, 4,70%; fornecedores, 2,35%; varejo, 1,18%; e outros, com 4,70%.

Outro ponto abordado é referente ao número de atividades promocionais realizadas no decorrer do ano. A maioria das empresas, 76,6%, realiza de uma a três ações promocionais com brindes por ano.

Se você ainda não se convenceu que os brindes promocionais são uma excelente opção para ativação de marca,  leia agora o nosso artigo com as 10 razões para investir em brindes promocionais!

1