A Budweiser, patrocinadora de Lionel Messi, principal craque da Seleção Argentina, teve diversas razões para comemorar bastante a conquista do tricampeonato da equipe na Copa do Mundo FIFA Catar 2022.
A-vitoria da Argentina deu à marca da Ambev a oportunidade de fazer ativações com o atleta em suas redes sociais e mostrar o desfecho de uma promessa que fez no começo da competição, em meio à polêmica proibição da venda de cervejas nos arredores dos estádios no Catar.
A Budweiser surfou na onda da repercussão do assunto ao fazer a promessa, bem no começo da Copa, de que daria um carregamento gratuito de cervejas ao país cuja seleção se consagrasse vencedora do Mundial.
Contêiner em diversos países foi uma “ilusão promocional”
Levar a cerveja para o Catar foi um grande e verdadeiro projeto logístico.
Por sua vez a ação do “carregamento gratuito de cervejas” teve elementos que estão sendo chamados de “ilusão promocional”.
Com relação a operação verdadeira no Catar, Peter Kraemer, diretor de suprimentos da Anheuser-Busch InBev, explicou em entrevista pré-torneio, que, devido à falta de cervejarias na região, a empresa teve que enviar sua cerveja para o lá por frete marítimo e teve que encontrar um espaço de armazenamento refrigerado para manter a cerveja fresca nas altas temperaturas do país do Golfo. Os caminhões foram programados para serem carregados dentro de casa durante a noite antes de serem enviados no dia seguinte para locais onde o álcool poderia ser servido.
A operação marítima inspirou a ação promocional ilusória. Os contâiners mostrados em fotos nas redes sociais foram alugados e adesivados em cada um dos países e levados aos portos locais para dar a impressão de que estavam “navegando pelo mundo”.
Uma ilusão que pegou na internet e rendeu milhares de postagens e comentários.
O custo de enviar grandes quantidades de cerveja excedente do Catar para a nação vencedora seria significativo, de acordo com o especialista Ricardo Fort. “Eu ficaria muito surpreso se a AB InBev colocasse a cerveja em um caminhão e navio e a enviasse para o outro lado do mundo”, disse ele. Em vez disso, a quantidade equivalente de cerveja será fornecida ao vencedor pelas operações da Budweiser naquele país.
Quanto à cerveja que sobrou no Catar, a Bud vendê-la a preço de custo ou até mesmo destruí-la.
O especialista em patrocínios também acredita que o ágil marketing da Copa do Mundo da Budweiser terá um impacto muito depois que a bola final foi chutada no Catar. “A ideia de criar um evento após a Copa do Mundo para comemorar o vencedor, acho genial”, disse ele, acrescentando que a Budweiser transformou um problema em uma oportunidade de estender sua promoção da Copa do Mundo com os consumidores além da final.
“Eu posso facilmente vê-los fazendo isso no futuro”, disse Fort, acrescentando que o conceito também pode ser aplicado a outros grandes eventos esportivos. “’A cidade vencedora do Super Bowl fica com toda a cerveja’ – essa ideia tem muitas pernas”, disse ele.
Desfecho da Ativação dos contêineres da Bud
Em 20/12, a cervejaria fez uma ativação com vários contêineres com sua logomarca no Porto de Buenos Aires, e postou a foto da ação na conta @Budweiser_AR no Twitter.
E as ativações em celebração à conquista argentina continuam. A Budweiser também destacou a jornada e o comprometimento de Messi até vencer a Copa do Mundo em um vídeo compartilhado no Instagram do atleta, ressaltado o triunfo como o último grande título que restava para fechar com chave de ouro a carreira do jogador, o maior astro do futebol global nos últimos 20 anos.
No final do vídeo, a ativação com o carregamento de Budweiser chegando no país campeão é mencionada.
Provocação a Mbappé
No caso da Bud, a vitória de Messi e da Seleção Argentina teve um gostinho a mais, pois aconteceu exatamente contra um jogador que estava trazendo vários constrangimentos para a marca.
Kylian Mbappé, artilheiro da Copa, desde o começo da competição fez o possível para se esquivar das ativações realizadas pela marca durante as partidas da França.
Nos jogos em que foi o craque da partida, o atleta colocou o troféu de costas, para que o logotipo da Budweiser, patrocinadora da Copa e da premiação, não fosse exibido nas fotografias.
O atacante francês se recusou a dar publicidade para bebidas alcoólicas, redes de fast-food e sites de apostas, evitando até mesmo entrevistas coletivas, pois os backdrops traziam a marca da Budweiser.
Ele se justificou afirmando que seu foco era jogar futebol, e não queria que nada atrapalhasse sua concentração.
Diferentemente dos outros atletas selecionados como craques das partidas, Mbappé ainda se negou a gravar depoimentos para vídeos compartilhados nas redes da Bud.
Com isso, no dia 18/12, momentos depois da vitória argentina nos pênaltis, a Bud fez uma leve provocação ao seu algoz, ao postar nas redes uma imagem com os atletas sul-americanos comemorando, ao mesmo tempo em que a Seleção Francesa aparece com ares de perplexidade, com Mbappé tomado pela desolação da derrota.