Experiência de Marca

Budweiser cria geladeira que mantém as cervejas geladas sem eletricidade

Com o nome de Bud Ground Cooler, o equipamento foi desenvolvido com técnicas de resfriamento herdadas da antiguidade e adaptadas à atualidade.


A Budweiser sabe que o início de 2023 foi um dos mais quentes dos últimos anos em alguns países, como Espanha e Portugal. Uma mudança drástica que pode ser explicada pelo avanço do aquecimento global.

Infelizmente, nem todas as regiões do mundo são iguais a essas mudanças climáticas e algumas também sofrem com a falta de recursos energéticos, que são essenciais para manter as bebidas geladas, por exemplo, para se manter hidratado.

Para amenizar um pouco esse problema, a marca de cerveja criou um refrigerador que funciona sem eletricidade, com capacidade para ficar abaixo de 6 graus.

Com o nome de Bud Ground Cooler, o equipamento foi desenvolvido com técnicas de resfriamento herdadas da antiguidade e adaptadas à atualidade. Para isso, a empresa americana recorreu a Babatope Aiku, engenheiro de sustentabilidade que trabalha em um estúdio de inovação.

Ele-modernizou a solução original com nove tubos cilíndricos de argila instalados a uma profundidade de cerca de quatro metros no solo. As bebidas são colocadas dentro desses tubos onde são mantidas geladas.

As bebidas se beneficiam do frio que emana naturalmente do solo a uma certa profundidade. As equipes de projeto também instalaram um mastro de 4,5 metros de altura conectado à estrutura instalada no subsolo para recuperar e alterar o ar ambiente a fim de produzir o que é conhecido como efeito Venturi.

Após vários testes bem-sucedidos em um laboratório parisiense, o refrigerador foi colocado para funcionar em condições reais no Marrocos, onde os resultados foram impressionantes. A geladeira foi capaz de resfriar até 300 bebidas a temperaturas abaixo de 6 graus, considerada a temperatura ideal.

Por meio dessa ação, a Budweiser conseguiu destacar sutilmente seus produtos e, ao mesmo tempo, oferecer soluções sustentáveis para as populações duramente atingidas pela crise climática e pelo calor extremo.

Fotos: Divulgação