A Coreia do Sul é um dos países com o menor índice de sono. E Seoul é conhecida pelos seus engarrafamentos monstruosos. Então, as pessoas costumam cochilar no metrô durante a manhã.
O problema é saber como acordar a tempo de descer na sua parada. O Burger King, que tem 202 restaurantes no país, lançou uma ação de marketing promocional mostrando uma alternativa inusitada para resolver o problema.
A ação da Cheil Worldwide ofereceu máscaras de dormir em cinco grandes estações de Seoul. Na máscara vinha escrito um pedido para outra pessoa acordar a outra em uma determinada estação. A máscara ainda continha dois cupons de café grátis, uma para consumir e o outro para dividir com quem o acordou.
Reprodução/Google.
As vendas matinais nos restaurantes participantes cresceram 18,7% um mês após o início da ação promocional, de acordo com o Burger King. A participação da marca nas mídias sociais pulou 44,5% no mesmo período.
O Burger King pediu ajuda à Cheil para aumentar as vendas matinais já que as pessoas não viam a cadeia como um lugar para tomar café da manhã, e o McDonald’s dominava esse mercado. “O Burger King era mais conhecido pelos hambúrgueres, então eles quiseram promover o café.,” disse Hyungkyun Oh, diretor de arte da Cheil.
A ativação surgiu após a simples observação da agência sobre o cansaço das pessoas durante o tráfego matutino. Há dados para apoiar. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, na sigla em inglês) comparou 18 países desenvolvidos no ano passado e descobriu que os coreanos são os que dormem pelo menor período de tempo – 49 minutos por dia, comparado com a média de 502 ao redor do mundo. Enquanto isso, passar mais de uma hora e meia no trânsito por trecho é comum em Seoul.
A ação de marketing promocional foi chamada de “Breakfast like a King” e promoveu um novo produto de café, o King Americano. A ação aconteceu do dia 23 de fevereiro a 15 de abril. Toda vez que o Burger King planejava promover a entrega de máscaras, a data era anunciada um dia antes nas mídias sociais para criar buzz. A marca agora está promovendo a campanha na segunda maior cidade da Coreia do Sul, Busan.