Nesta semana, o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 19 anos e a Cadbury, uma das maiores empresas de confeitos do mundo, celebra com investimentos em programas de educação, prática de esporte e saúde bucal. O incentivo acontece por meio de programas de Responsabilidade Social, como Bate Bola e Turma do Bem.
A Cadbury também tem o reconhecimento da Fundação Abrinq pelos Diretos da Criança e do Adolescente, uma das mais importantes do Brasil, na forma como desenvolve seus negócios: de maneira ética, promovendo o consumo sustentável e investindo nas comunidades onde atua.
Bate Bola
O programa Bate Bola foi criado em 2003, com o objetivo de atender a uma carência da população que residia ao redor da antiga fábrica da empresa na cidade de Guarulhos. Para isso, a empresa criou um espaço especial para atendê-las. Em parceria com a ONG Diet, mais de 300 crianças passaram a ter um local para estudar e aprender a jogar futebol.
Nos anos de 2004 e 2007, o projeto foi expandido para a cidade de Bauru, onde encontra-se a atual fábrica da empresa no Brasil, e também para a comunidade da Achiropita, em São Paulo. Atualmente, o Bate Bola atende a cerca de mil crianças nessas três cidades.
Hoje, além do tradicional futebol, o programa tem um foco sócioeducativo auxiliando o desenvolvimento físico e psicológico das crianças atendidas por meio de aulas de capoeira, artesanato, informática e judô. As crianças também contam com acompanhamento odontológico até completarem 18 anos, graças à parceria firmada com a ONG Turma do Bem, coordenada pelo Dr. Fábio Bibancos e patrocinada pela marca Trident.
Após estes seis anos, as comunidades onde o Bate Bola está presente já puderam conferir uma melhora na vida acadêmica das crianças com a evolução no desempenho escolar e no comportamento dos alunos.
No núcleo do programa em Guarulhos, o número de problemas relacionados a comportamento chegou a zero no primeiro semestre de 2008. Em 2009, o projeto foi reconhecido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Prefeitura de Guarulhos por eliminar o risco do trabalho infantil na região em que atua.
Turma do Bem
Desde 2006, a Turma do Bem mantém uma parceria com a Cadbury, por meio da marca Trident. A parceria permitiu que a ONG, até então com cerca de 600 dentistas cadastrados, passasse a ter mais de cinco mil voluntários, em todo o País, que prestam atendimento gratuito a crianças e adolescentes de baixa renda.
Nesse projeto, as crianças contam com acompanhamento odontológico até completarem 18 anos. A estimativa, neste ano, é que mais de dez mil crianças e adolescentes recebam atendimento odontológico pela ONG.