Cães “modelo” das mais variadas raças estiveram no Shopping Estação Goiânia neste sábado, para participar das 108º, 109º e 110º Exposições Panamericanas, promovidas pelo Kennel Clube de Goiás. A partir das 8h30 e durante todo o dia o público pode conferir gratuitamente uma competição de padrão de raça e beleza, com cachorros de pequeno, médio e grande porte das mais variadas raças, como bull terrier, labrador, golden retriever, rotweiller, akita, shitzu, maltês, yorkshire, doberman, spitz alemão e outras exóticas e desconhecidas, como o malamute do Alaska e o cane corso.
Um dos organizadores da exposição, Robson Daniel Flávio explica que os cães competem e são premiados por classe, raça, grupo e best in show, que significa o melhor da exposição. Cada cão é avaliado, entre adultos e filhotes, por três juízes separadamente. Os melhores podem se classificar para competições nacionais e até internacionais, de acordo com a pontuação acumulada nas exibições que participam, conforme regulamento da Confederação Brasileira de Cinofilia. Criador de bull terrier, Robson afirma que “vale a pena conferir a beleza dos cães participantes, que competem de acordo com o padrão de cada raça”.
O Kennel Clube de Goiás existe há mais de 30 anos e registra anualmente mais de 2,5 mil cães de raça no Estado, conforme relatório de atividades cinófilas da Confederação Brasileira de Cinofilia. Em seu site, o clube coloca à disposição lista com os criadores de Goiás de acordo com as raças, que desenvolvem a cultura cinófila e a prática veterinária correta com os animais.