A Comic-Con de San Diego é o mais recente grande evento cultural a ser vítima de preocupações levantadas por Covid-19.
A organização publicou hoje o anúncio em seu site cancelando o evento que atrai regularmente mais de 125.000 participantes, transformando San Diego no centro do universo da cultura pop por quatro dias em julho
“Pela primeira vez em seus 50 anos de história”, disseram a organização por trás do evento, eles anunciavam “com profundo pesar que não haverá Comic-Con em 2020”.
A convenção declarou seus planos de continuar na data prevista para julho de 2021. Da mesma forma, o WonderCon Anaheim – outro encontro apresentado pelo mesmo grupo – disse que sua convenção de abril tentaria retomar em março do próximo ano.
Embora o evento tenha se originado como uma celebração de histórias em quadrinhos, ele se transformou em uma vitrine para todas as formas de cultura popular, incluindo filmes e programas de TV. Os estúdios de cinema, em particular, transformaram o evento em uma plataforma para promover os próximos filmes, que também foram adiados por causa da crise da saúde pública.
Os participantes se vestem regularmente em trajes, desfilando no salão de convenções com roupas coloridas, proporcionando o que equivale a uma fuga de quatro dias da realidade.
A Comic-Con International disse que todos os depósitos em hotéis seriam reembolsados. Aqueles que se inscreveram para crachás podem solicitar reembolso ou aplicar o saldo na convenção do próximo ano.
“Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias e, enquanto estamos tristes por tomar essa ação, sabemos que é a decisão certa”, disse David Glanzer, porta-voz da organização, em comunicado. “Aguardamos ansiosamente o momento em que todos possamos nos encontrar novamente e compartilhar a comunidade que todos amamos e desfrutamos”.