Junho de 2019: Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQI+, a Caloi foi a única empresa do ramo a mudar a foto do perfil no Facebook e provocou centenas de comentários na rede social.
Fevereiro de 2020: Para provar que é uma empresa para todos, sem nenhuma exceção, a Caloi está lançando o modelo Rainbow, e o valor arrecadado com as vendas da bicicleta será integralmente doado para a ONG Casa 1, que defende os direitos da comunidade LGBTQI+. A ideia foi criada pela agência Tribal WolrdWide.
“Como diz a nossa assinatura, fabricamos ciclistas. Mas, antes de tudo, fabricamos respeito. A Caloi é uma marca com 122 anos de história e que desde sempre levanta a bandeira do ciclismo nacional. Acreditamos que fazemos o que fazemos porque ‘Movemos pessoas por um mundo melhor’, como diz nosso propósito. E dar visibilidade a causas tão latentes faz nossos pedais girarem mais rápido e nosso guidão apontar na direção de uma sociedade mais justa.”, afirma Eduardo Rocha, diretor de Marketing da Caloi.
A chegada da Rainbow ao mercado é resultado, também, da criação do Comitê da Diversidade por funcionários da Caloi, em janeiro de 2019. E foi justamente um dos integrantes do comitê que sugeriu como parceira a Casa 1, que acolhe pessoas LGBTQI+ expulsas de casa pela família devido a suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero.
A Caloi Rainbow tem grafismo exclusivo e é uma bicicleta equipada com freios a disco, quadro de alumínio, suspensão dianteiro, câmbio traseiro shimano de 21 velocidades e aro 29 de parede dupla.
Trata-se de um modelo mountain bike que além das trilhas também supera todos os limites do asfalto das pequenas, médias ou grandes cidades.
Em edição limitada, inicialmente de 260 unidades, o modelo Rainbow será comercializado pela Caloi por R$ 1.129,00, exclusivamente no Mercado Livre.