Os números só crescem: A cada ano as estatísticas referentes ao assédio não param de subir, segundo pesquisas realizadas. Levantamentos mostram que as importunações se dão, na maioria dos casos, com mulheres, em espaços públicos e em toda e qualquer parte do mundo.
De acordo com um estudo realizado pela Ipsos¹ essa é a maior preocupação feminina para 47% das entrevistadas, seguido da violência doméstica.
Leia também: L’Oreal Paris ilumina Burj Khalifa pelo empoderamento das mulheres.
Diante desse contexto, L’Oréal Paris apresenta o Stand Up, um movimento global de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback!, reconhecida por projetos e pesquisas ligados à temática.
Criada pela Hollaback!, a metodologia de intervenção se provou eficaz ao ser aplicada em um experimento nas universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local.
O treinamento é feito de forma on-line e gratuita por intermédio da plataforma Stand Up, que são explorados os 5 Ds: Distrair, forma indireta de desviar a atenção do que está acontecendo; Delegar, que é contar para alguém o que está acontecendo ou para uma autoridade que está por perto para saber se é possível fazer algo a respeito; Documentar, registro do que está acontecendo para apoiar a vítima, questionando se é permitido ou não exibir o material; Direcionar, contato direto com o assediador para que deixe a vítima livre, sem discussão para evitar conflitos maiores; e Dialogar com quem está sofrendo o assédio com gentileza e palavras de apoio, reforçando que não é culpa dela o que aconteceu.
“Enfrentar ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir. L’Oréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança, e agora com o Stand Up nossa ambição é criar um pacto social através da educação de não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para as mulheres.”, comenta Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.
A executiva ainda completa: “É nosso dever enquanto uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade por meio da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador.”
A campanha engloba conteúdos no digital, OOH, patrocínio em PayTV e ações de PR.
¹ © Ipsos | Pesquisa internacional encomendada por L’Oréal Paris sobre assédio sexual em espaços públicos realizada em 15 países, com mais de 15.000 entrevistados, entre janeiro e março de 2021.