O mamífero mais ameaçado pelo tráfico de animais selvagens é aquele de que muitos nunca ouviram falar, pelo menos não até agora: o pangolim.
A agência criativa Arnold, apoiada por uma coalizão de agências do Havas Group e do estúdio de animação Zombie e da produtora de som Tesis, colaborou com o World Wildlife Fund (WWF) para encontrar uma maneira única de aumentar a conscientização sobre esta espécie ameaçada e a questão do comércio ilegal de vida selvagem.
O melhor do marketing social está aqui.
Com lançamento na última semana, a campanha #SaveThePangolins apresenta um pangolim animado e ambicioso chamado Lin, que quer estrelar um filme para aumentar a conscientização sobre o perigo de sua espécie.
A história de Lin ganha vida por meio de uma série de recursos criativos, incluindo um filme de herói de 60 segundos, durante o qual esta adorável criatura destaca a necessidade de ação contra o comércio ilegal de pangolins e pede o apoio do público.
“Os pangolins precisam de uma pausa.”, disse Crawford Allan, diretor-sênior do WWF-US. “Eles estão sendo presos, contrabandeados, esfolados e comidos às centenas de milhares por causa de uma explosão na demanda pelo exótico e raro, no nome do consumo conspícuo. Isso deve mudar se quisermos proteger essas criaturas incríveis que são tão importantes no ecossistema.”
“Antes de trabalhar nesta campanha, nossa equipe, como muitas pessoas, nem tinha ouvido falar do pangolim. Hoje, a maioria das pessoas ainda não sabe muito sobre eles. Dado o medo e o mistério em torno dessa espécie ameaçada, tornou-se ainda mais importante fazer com que as pessoas se importem.”, disse George Sargent, CEO da Arnold + Havas Media Boston.
O WWF está pedindo às pessoas que ajudem os pangolins assinando a promessa de Lin, se comprometendo a não comprar produtos de pangolim.
A organização também está lançando uma ferramenta anônima, por meio da qual as pessoas podem denunciar produtos ou negócios usando pangolins ilegalmente para o WWF.
A campanha #SaveThePangolins ressalta a urgência da crise do comércio ilegal de animais selvagens: cerca de um milhão de pangolins foram caçados em apenas dez anos.
Este número é provavelmente significativamente maior, com uma estimativa de 195.000 pangolins traficados em 2019 apenas para suas escalas. São mais pangolins caçados na última década do que elefantes, rinocerontes ou tigres.
Visados principalmente por sua carne, pele e escamas, os pangolins são consumidos por diversos motivos em diferentes partes do mundo.
Por exemplo, nos EUA, sua pele é usada para fazer produtos de couro como botas, cintos e bolsas. Em vários países da Ásia, a carne do pangolim é consumida como iguaria em restaurantes de luxo e as escamas usadas para fins medicinais em tônicos.
O comércio internacional de todas as oito espécies de pangolins e suas partes foi proibido pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) desde 2016.
Apesar deste alto nível de proteção, apreensões recordes em 2019 mostram que o pangolim o comércio está disparando. Se a taxa atual de comércio ilegal continuar, a espécie pode desaparecer da natureza em nossa vida.
A campanha #SaveThePangolins do WWF foi desenvolvida pela agência de criação Arnold, em colaboração com os parceiros do Havas Group, Havas Health & You, Havas Media e Red Havas. Ele será executado em plataformas de transmissão, digitais e sociais, incluindo AMC Networks, NBC Universal, Dodo, Thrillist, Hulu, CNN, YouTube, Twitter e Facebook.
Confira o filme da campanha abaixo:
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