É possível criar uma empresa em 54 horas? Para o empreendedor Tallis Gomes a resposta é sim. Partindo da ideia de criar um aplicativo para localizar ônibus, o mineiro de 26 anos de idade, que participou do Startup Weekend no Rio de Janeiro em 2011, acabou lançando um aplicativo para chamar táxi, que hoje é um dos maiores do mundo.
De 25 a 27/07, será realizada a edição campo grandense do maior evento de startups do mundo, presente em mais de 100 países e responsável pela criação de mais de oito mil startups.
A expectativa é atrair cerca de 120 participantes, entre empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas para fazer parte de uma comunidade criativa, focada em inovação.
Em mais de 54 horas (por vezes ininterruptas, à base de energético), em equipe, aspirantes a empreendedores desenvolverão projetos, com a mentoria de especialistas, que serão apresentados ao final do evento.
Tallis conta que chegou à edição de 2011 com a ideia de criar algo para resolver problemas de trânsito. Depois de desistir da ideia do aplicativo na primeira noite, resolveu ir para casa. “Liguei para o táxi e fiquei esperando mais de meia hora para a atendente me dar um retorno e mesmo assim ela ainda não tinha encontrado nenhum taxista disponível. Fui para a rua, debaixo de chuva lá no Leblon, à procura de um veículo.”, lembra Gomes.
A experiência negativa o fez começar uma nova ideia, que o levou a vencer o evento e criar a EasyTaxi, que já recebeu cerca de R$ 50 milhões de investimento e hoje disponibiliza um aplicativo de encontrar táxis em mais 26 países
Gomes lembra que o evento oferece a importante oportunidade de mentorias gratuitas, como de Felipe Matos, diretor de operações do Startup Brasil, programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e também fundador da Startup Farm.
“Tem pessoas que pagam mais de R$ 1 mil pela hora dele”, ressalta. Tallis esclarece que não existe fórmula de sucesso. “Mas eu reparo que as pessoas que o alcançam tem poder de resistência: tomam soco e levantam. E a execução é mais importante que ficar planejando. Ficar dentro do escritório supondo é errado”, afirma.
Organização
Nos três dias do evento, ideias ganham dicas, parcerias e apoio. A dinâmica é simples. Na primeira noite, os participantes “vendem seu peixe” durante os pitchs (pequenas apresentações para despertar interesse do ouvinte). Há a formação de equipes, desenvolvimento da ideia, e, ao final do domingo, uma comissão julgadora escolhe a grande campeã do evento.
A vencedora ganhará prêmios doados por patrocinadores locais e alguns internacionais de peso, como a Amazon, Google, Coca-Cola, entre outros. Durante o trabalho, uma equipe de mentores vinda de todo o Brasil, formada por profissionais e especialistas em diferentes áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma startup, dão total apoio aos grupos.
A Startup Weekend acontece no Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso, 1600. Mais informações clique aqui.